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31/01/2014 - 07:45

Com R$ 1,27 trilhão para gastar, classes C, D e E estão no G20 do consumo mundial

O Brasil tem um país emergente dentro dele que se constitui na oitava maior nação, em termos populacionais e o 16º país, em relação ao poder de consumo. Foi o que constatou o Instituto Data Popular no estudo “Brasil Popular: O Retrato das Classes C, D e E”. Com cerca de 155 milhões de pessoas, as classes média e baixa são maioria no país e seu potencial econômico é superior a muitas nações como Turquia, Indonésia, Suiça e Holanda.

Segundo o levantamento do Data Popular, esse país fictício movimentou em 2013, R$1,27 trilhão. “Esse número coloca o ‘Brasil CDE no G20 das maiores economias do mundo”, explica o presidente do Data Popular, Renato Meirelles.

O estudo apresenta ainda que as classes C, D e E juntas representam 67% da posse de cartão de crédito e 62% do total de contas correntes ativas do país. Com relação ao seu consumo, essa camada da sociedade é a locomotiva da atividade econômica em todos os setores.

Como exemplos desse poderio de consumo, o presidente do Data Popular cita que 60% dos computadores no país pertencem às classes mais pobres, 63% dos R$ 87 bilhões gastos em roupas e 43% dos R$ 51 bilhões das despesas de viagens foram feitas pelos brasileiros das classes C, D e E.

O empreendedorismo dessa população também é destaque no estudo do Data Popular. Segundo Meirelles, a cultura empreendedora está bem enraizada entre as pessoas. “Daqueles que ainda não abriram um negócio próprio, 23% têm intenção de ser patrão de si mesmo em até três anos. Eles querem ter bar, salão de beleza, oficina e outros tipos de estabelecimentos de comércio e prestação de serviços para tirar dali o sustento da própria família”, explica.

Data Popular - O Instituto foi criado em 2001, produz conhecimento de qualidade sobre o mercado emergente no Brasil. É pioneiro e referência no conhecimento das Classes C, D e E. A empresa atua no desenvolvimento de pesquisas e análises para entender o comportamento do novo brasileiro que cresceu socialmente depois de mudanças econômicas da última década. Após conduzir pesquisas mercadológicas, liderar processos de inovação de produtos e auxiliar no desenvolvimento de marcas e planos de marketing para companhias nacionais e multinacionais, o Data Popular se tornou especialista na realização de estratégias de negócios para o consumidor brasileiro.

Renato Meirelles -É presidente do Data Popular. Comunicólogo com MBA em gestão de negócios, colunista e articulista de relevantes veículos da imprensa nacional. Foi colaborador do livro “Varejo para Baixa Renda”, publicado pela Fundação Getúlio Vargas e autor do “Guia para enfrentar situações novas sem medo”, publicado pela Editora Saraiva. Em 2012, integrou a comissão que estudou a Nova Classe Média, na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Em 2013, fundou o Data Favela, especializado em análises profundas sobre as comunidades brasileiras. No Data Popular, conduziu diretamente mais de 300 estudos sobre o comportamento do consumidor emergente. Ao longo de sua carreia, já atendeu empresas de variados segmentos de varejo, indústria e serviços.

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