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31/01/2014 - 07:55

Verão e carnaval devem aquecer as vendas do comércio do Rio de Janeiro

O comércio lojista do Rio de Janeiro estima um aquecimento nas vendas durante o verão e o carnaval superior a 6% em relação ao mesmo período do ano passado. Como estratégia estão estimulando os consumidores com promoções, descontos, brindes e forma de pagamento diferenciado. A estimativa é do Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio.

Segundo Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do Sindilojas-Rio, o verão e o carnaval tem significado especial para o comércio do Rio de Janeiro. É uma estação que coincide com a alta temporada turística, reunindo ao mesmo tempo férias escolares e o carnaval. Um pacote perfeito dentro de uma embalagem bem tropical: o calor.

“Essas coincidências colaboram para o crescimento das vendas, principalmente de produtos da estação, como moda de praia, roupas feminina e infantil especializadas, acessórios para fantasias e souvenires, estas beneficiadas pelo carnaval. Os lojistas estão animados com o grande número de visitantes que estão na cidade e esperam uma presença ainda do número de turistas nacionais e estrangeiros para o Carnaval, que movimentam o comércio”, diz Aldo.

Ele cita a projeção da Secretaria de Turismo da Prefeitura do Rio que estima que a cidade receberá mais de 3.2 milhões de turistas entre dezembro de 2013 e março de 2014, gerando uma renda de US$ 2,6 bilhões para a economia carioca. Na temporada do ano passado, estes números foram de 3.1 milhões de visitantes e US$ 2,3 bilhões de renda.

De acordo com a Prefeitura do Rio de Janeiro a estimativa para o Carnaval é ainda mais significativa: 918 mil pessoas estarão na cidade para assistir à maior festa popular do mundo e os blocos de rua, gerando a entrada de US$ 734 milhões na economia da cidade provenientes do turismo, enquanto no Carnaval de 2013 foram 900 mil turistas que geraram US$ 665 milhões.

“Além disso as ações de segurança tomadas pelo governo do estado como a criação das UPPs contribuem significativamente para aumentar o número e a permanência dos visitantes na cidade, o que contribui para o crescimento das vendas no período, especialmente no comércio de rua”, conclui Aldo.

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