Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/12/2007 - 09:10

Brasil e Índia criticam novas propostas da Rodada de Doha

Azevedo lembrou que a proposta euro-americana não faz menção aos biocombustíveis ou às tecnologias para produzi-las o que seria positivo para o setor brasileiro do etanol.

"Qualquer coisa que eles não produzam não está na lista", afirmou.

Segundo Bhatia, a Índia estaria disposta a apoiar a liberalização comercial de produtos cujo fim exclusivo seja o combate ao aquecimento global, como painéis solares e moinhos de vento, mas que seria inaceitável que ao longo do tempo a lista fosse ampliada para incluir modelos de carros ou geladeiras de maior eficiência energética.

"A lista é um esforço disfarçado para obter acesso a mercados por meio de outros meios, e não satisfaz o mandato para o meio ambiente", afirmou.

Brasil e Índia também criticaram as propostas que autorizariam um polêmico método de cálculo de impostos antidumping, atendendo a pedidos dos EUA. Para os dois países, poderia haver abuso de benefícios comerciais para estimular o protecionismo.

Os EUA também se disseram frustrados com as propostas de sexta-feira, mas afirmaram que elas serviriam de base para uma negociação.

Bhatia disse que o fim dos subsídios pesqueiros, algo elogiado por ambientalistas, criaria dificuldades para que a Índia conseguisse melhorar as condições de vida de seus pescadores, que estão entre as categorias mais pobres do país.

As propostas mantêm algumas brechas para o estimulo aos pescadores de países pobres, mas o diplomata afirmou que as opções são onerosas demais. | Por: Jonathan Lynn/Reuters.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira