Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/02/2014 - 07:51

No Dia Contra o Câncer, fumo é o alvo

O tabaco é a principal causa de morte evitável do mundo, mas o fumo continua fazendo vítimas. Na terça-feira (4/2), Dia Mundial Contra o Câncer, mais uma vez o fumo será apontado entre os motivos para o maior número de casos da doença no Brasil e no mundo, ao lado do envelhecimento da população, das mudanças na alimentação e da falta de exercícios físicos. Devem surgir 576.580 novos registros de câncer no país este ano, segundo a "Estimativa 2014 - Incidência de câncer no Brasil", do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

“Se eliminarmos o fumo, terminaremos com 50% dos tipos de câncer que existem”, diz o médico Roberto Gil, membro do Serviço de Oncologia Clínica do Inca.

A oncologista Sabrina Chagas também aposta na mudança de hábitos como a melhor prevenção. “O abuso do fumo deve ser evitado porque os males que causa são amplamente conhecidos. O papel da rede de saúde é ajudar o fumante a largar o vício antes que as doenças se instalem”, diz a médica da Oncoclínica, no Rio de Janeiro.

Já a coordenadora do Centro de Tratamento de Tabagismo do Inca, Cristina Cantarino, explica que o vício no cigarro é uma doença associada à dependência química, ligada à nicotina e sujeita a recaídas. “É importante esclarecer a estratégia da indústria do tabaco para seduzir, enganar e aprisionar o jovem ao adicionar aromas e sabores ao cigarro, exatamente o contrário da sensação de liberdade que as marcas prometem”, critica.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira