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04/02/2014 - 08:12

DAS América Latina anuncia lançamento da primeira empresa de pesquisa digital do Omnicom Group

Websensus desenvolve estudos sobre o que pensam os consumidores sobre marcas, produtos e serviços.

Um mês depois de assumir a presidência para a América Latina da Diversified Agency Services (DAS), holding que reúne as agências no advertising do Omnicom Group, Abaetê Azevedo anuncia o lançamento no Brasil da webSensus, empresa de estudos de satisfação do consumidor e a primeira companhia de pesquisa digital do grupo.

Mais do que apenas saber o que pensam os consumidores, as pesquisas da webSensus levam em conta a análise de todos os elementos que podem impactar as marcas analisadas, como, por exemplo, sua imagem e posicionamento, a percepção de valor, campanhas publicitárias, a performance de seus produtos, serviços e também a intenção de compra.

Para desenvolver seus estudos, a webSensus busca em todos os posts públicos informações relevantes sobre uma marca, utilizando a metodologia do INSC da ESPM, segundo a qual a qualidade e o valor percebidos, além da expectativa do consumidor, são os pilares que formam e impactam a satisfação do consumidor.

Essas informações têm basicamente duas origens: menções espontâneas envolvendo a marca na internet aberta, além da manifestação dos consumidores nas páginas oficiais das marcas no ambiente digital. Elas permitem aos profissionais da webSensus realizar análises qualitativas e quantitativas com a grande vantagem de ser opiniões espontâneas, coletadas em tempo real.

Percepção do consumidor sobre a marca -A nova empresa de pesquisa digital da DAS, por meio de comentários espontâneos na internet, faz uma completa análise de como o consumidor percebe a marca na internet aberta e também avalia a performance do conteúdo oficial das marcas nas redes sociais. Para isso, realiza vários estudos que, em conjunto, avaliam todos os aspectos que impactam a satisfação do consumidor. É o caso do Marketing Overview, que traça um panorama histórico do mercado com a performance dos principais concorrentes.

O Service Performance, que tem como objetivo colaborar na identificação dos principais serviços mencionados espontaneamente pelos consumidores, avalia sua importância e performance e contribui para o aumento da satisfação dos consumidores. Product Performance determina em que medida os produtos entregam qualidade na comparação com a expectativa gerada no consumidor, identificando qualitativamente as razões das avaliações.

Analisar a imagem e os atributos de marcas com base na opinião espontânea dos usuários é o objetivo do Consumer Brand DNA, que visa também a saber se os consumidores veem a marca da forma como ela se posiciona.

Campaign Analysis monitora real time o buzz gerado e a satisfação do consumidor com a campanha publicitária, além dos elementos positivos e negativos, o que permite um replanejamento eficaz e rápido. Brand Perceived Value avalia o que o consumidor percebe como valor, além do preço e o impacto em sua satisfação. Purchase Intention colabora na previsão e nos fatores determinantes da demanda, contribuindo com o planejamento de marketing, produção e logística.

Já o Official Page Analysis avalia a performance do conteúdo oficial das marcas de forma qualitativa, a partir dos comentários espontâneos dos consumidores.

Comentários espontâneos -De acordo com Cauê Saraiva, “um dos grandes diferenciais das pesquisas da webSensus é o fato de que as opiniões coletadas na web são espontâneas, o que significa ausência de interferência nos comentários, inerente aos métodos tradicionais de coleta de dados, além da rapidez com que os insights podem ser entregues aos clientes com a coleta sendo feita em tempo real na internet”.

Outro destaque, segundo Saraiva, é que, anualmente, são levantados mais de oito milhões de comentários, número que cresce diariamente. “Portanto”, diz ele, “temos uma base bastante robusta e poderosa de informações, que pode colaborar com as empresas na tomada de decisões”.

Perfil: Cauê Saraiva, diretor da webSensus -Formado em administração de empresas pela Universidade Mackenzie e com MBA em marketing e gestão de vendas pela Fundação Getúlio Vargas, Cauê Saraiva, 32 anos, é sócio e diretor da webSensus. Com mais de doze anos de experiência profissional, o executivo atuou nas áreas de pesquisa de mercado, marketing, vendas e planejamento, em empresas líderes em seus mercados, como: Ambev, Nestlé, Nielsen, Kantar Worldpanel e Bradesco.

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