Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/02/2014 - 09:01

Governo do Estado do Rio inaugura Colégio Estadual Hebe Camargo


Unidade terá o ensino médio integrado à educação profissional, com habilitação em telecomunicações.

Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste, ganhou uma unidade de ensino do programa Dupla Escola, nesta segunda-feira (03/02). O colégio estadual, cujo nome homenageia a apresentadora Hebe Camargo, formará até 2016 um total de 420 alunos no Ensino Médio integrado à educação profissional, na habilitação Telecomunicações. A unidade, viabilizada com recursos que ultrapassam R$ 9 milhões, é uma parceria da Secretaria de Educação com o Instituto Embratel e a Fundação Xuxa Meneghel, que doou o terreno onde o colégio foi construído. A construção do prédio, com estruturas modulares em metal, ficou sob a responsabilidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). O material é o mesmo utilizado nas unidades da fundação, que permite, além de rapidez no erguimento do prédio, melhor isolamento térmico.

A nova unidade abarca 12 salas de aula, auditório, biblioteca, ginásio, laboratórios, cozinha e refeitório.

“A Zona Oeste do Rio foi, sem dúvida, a região mais abandonada pela rede pública de ensino médio nas últimas décadas. Essa é uma Parceria Público-Privada com a Embratel, que vai entrar com a parte técnica e que vai permitir a essa garotada ter formação do Dupla Escola com ensino convencional e toda uma tecnologia de comunicações. Aqui ao lado, a Embratel tem um grande parque tecnológico e está sempre precisando de mão de obra. Essa garotada terá emprego garantido na área de tecnologia da informação em várias empresas”, disse o governador Sérgio Cabral.

Segundo o secretário de Educação, Wilson Risolia, o CE Hebe Camargo é a terceira unidade do Programa Dupla Escola na Zona Oeste. Os técnicos formados vão atender à grande demanda de mão de obra qualificada na área.

“Duas unidades na região (CIE Miécimo da Silva, em Campo Grande, e CE Erich Walter Heine, em Santa Cruz) já são do Dupla Escola, que, além de formar alunos no Ensino Médio, formam também para o mercado. Dentro de três anos, esta nova unidade terá técnicos capacitados para trabalhar na área cuja demanda por mão de obra qualificada é grande”, disse o secretário.

A proposta pedagógica tem como objetivo a formação de técnicos em telecomunicações capazes de participar da elaboração de projetos, e atuar na instalação, operação e manutenção de sistemas bem como supervisionar os procedimentos adotados nos serviços de comunicações, atendendo à regulamentação específica.

“Esta escola terá uma metodologia moderna. Seremos responsáveis pela contratação dos professores nas disciplinas técnicas, pelo gerenciamento da consultoria pedagógica. Vamos oferecer inclusive o acervo da biblioteca e toda a infraestrutura de telecomunicações, incluindo equipamento de telefonia, fibra ótica, infraestrutura via satélite”, explicou o presidente da Embratel, José Formoso.

Para a apresentadora Xuxa Meneghel, a unidade trará oportunidades para muitos jovens que não teriam condições financeiras de se qualificar no setor de telecomunicações.

“Estou muito entusiasmada, essa é uma grande oportunidade para esses alunos”, disse.

Aulas do Colégio Estadual Hebe Camargo começaram no dia 03 de fevereiro (segunda-feira) - Para Karina Barbosa de Almeida, de 15 anos, aluna da 1º série, a chance de poder estudar numa escola de qualidade era a oportunidade que precisava. A jovem mora em Campo Grande.

-”Estou muito feliz de entrar neste colégio, a estrutura é muito boa. A parte técnica será importante também para que eu possa me preparar para o mercado de trabalho”, afirmou.

Também morador de Campo Grande, o aluno Vinícius Ávila, 14, comemorou o ingresso no colégio. “Estou satisfeito, acho que será muito bom estudar aqui”.

Mãe da jovem Ana Carolina Fernandes de Almeida, 15, a doméstica Rita Fernandes, 47 anos, moradora de Santa Cruz, foi ao colégio assistir ao evento de inauguração.

“ É uma oportunidade incrível. Minha filha também está muito feliz. O ensino técnico é fundamental. Estas escolas que estão sendo inauguradas são importantes para garantir o futuro dos nossos adolescentes”, disse.| Julia Brito.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira