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04/02/2014 - 09:27

Embrapa e Unipasto reúnem-se para debater parceria

Técnicos da Embrapa Produtos e Mercado e associados da Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras (Unipasto) reuniram-se entre os dias 30 e 31 de janeiro (quinta e sexta-feira), para discutir a parceria e, principalmente, as novas ações para a renovação e continuidade do convênio entre as duas instituições. A Embrapa Produtos e Mercado (Brasília, DF) é a Unidade de Serviços responsável pela agenda negocial das tecnologias, produtos, processos e serviços (TPPS) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. É ela, também, que gerencia os contratos de licenciamento para a produção, por parceiros privados, do material propagativo das cultivares desenvolvidas pela empresa.

A reunião aconteceu na Sede da Embrapa, em Brasília, e, nela, foram discutidos assuntos tais como os mecanismos de ação que ambas as instituições pretendem utilizar a partir de agora contra a concorrência desleal; as demandas de forrageiras para a exportação; as novas propostas para gestão do licenciamento; e as novas oportunidades negociais para o fortalecimento da parceria; além de outras ações e ajustes necessários para a renovação do convênio.

Luis Fernando Calábria, presidente da Unipasto acredita que agora, após vários anos de existência, a parceria pode ser considerada amadurecida, começando a dar resultados mais efetivos. Para ele, este tempo é normal, já que a pesquisa necessita de um prazo para encontrar as soluções para os problemas do campo. Ele afirma que o convênio evoluiu muito nesse período e tem trazido bons resultados para a Unipasto. “Acredito que esta união seja vantajosa para os dois lados”, finaliza.

Rafael Vivian, Gerente Adjunto de Mercado da Embrapa Produtos e Mercado afirmou que convênios como o firmado com a Unipasto é a forma que a Embrapa tem para alcançar o mercado, disponibilizando para os produtores cultivares melhoradas pela pesquisa. E esclareceu que os ajustes são normais e naturais nesse tipo de contrato, sendo importantes para a evolução da parceria. Vivian adiantou que existem diversos produtos promissores para serem lançados brevemente dentro da parceria, o que será favorável para ambas as empresas.

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