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05/02/2014 - 07:34

VLI inicia operação de ferro-gusa no TPD, no porto de Vitória


Com integração ferroviária, o Terminal de Produtos Diversos passa a ser uma alternativa logística aos exportadores do produto na região Sudeste.

A VLI, empresa de logística integrada com atividades em ferrovias, terminais integradores e portuários, passa a oferecer uma nova opção de escoamento às empresas que exportam ferro-gusa pela região Sudeste. Agora, essa carga pode ser movimentada pelo píer 4 do TPD [Terminal de Produtos Diversos], localizado no Complexo de Tubarão, em Vitória (ES).

“Uma das principais vantagens deste terminal é a sua integração com a EFVM [Estrada de Ferro Vitória a Minas] e com a FCA (Ferrovia Centro-Atlântica), o que garante o controle da operação por um único operador logístico: a VLI. Com isso, o cliente ganha mais segurança, velocidade e eficiência nas operações, permitindo redução de custos adicionais”, explica o gerente comercial de Siderurgia, André Leal.

Segundo ele, o TPD 4 ainda dispõe de espaço para a operação de outras cargas. Assim, em função dessa ociosidade, diminui a necessidade de os navios de ferro-gusa esperarem para a atracação, o que poderia ocasionar em diárias extras de uso das embarcações - a chamada demurrage.

Primeira operação - O marco inicial do TPD 4 na movimentação de ferro-gusa (produto formado por minério de ferro, carvão e calcário) aconteceu no final de dezembro, com a atracação do navio ANA-M e com o embarque de 22 mil toneladas da carga da Ironminas, trading de produtores localizados na região entre Divinópolis e Sete Lagoas (MG). A operação, que teve duração de quatro dias, apesar do mau tempo no Espírito Santo na ocasião, foi considerada um sucesso. “A operação de exportação de ferro-gusa foi considerada bastante promissora pela Ironminas. Acreditamos que nos próximos embarques, em função da experiência da equipe do terminal e das melhores condições climáticas (já que a operação ocorreu durante chuva torrencial), teremos o processo ainda mais rápido e eficaz”, declara a sócia da Ironminas, Maristela Batista de Assis.

Para garantir a movimentação dessa carga no TPD 4, recentemente a área de estocagem teve a capacidade ampliada de 10 mil toneladas para 35 mil toneladas, o que viabiliza a formação de pilhas de ferro-gusa, garantindo a operação de um navio completo. Além disso, a empresa contratou equipamentos para garantir melhor performance do embarque.

Em função dessa recente operação, a perspectiva é que novos embarques aconteçam nos próximos meses e que a VLI negocie a movimentação de volumes anuais de ferro-gusa pelo TPD 4. “Assim, estamos dando um importante passo para recuperarmos a participação da movimentação desse produto pelos portos do estado do Espírito Santo, que foi duramente afetado com a suspensão das atividades no Porto de Paul. Hoje, a VLI tem cerca de 30% de market share da movimentação de cargas dos mercados de gusa de Sete Lagoas e Divinópolis, contando apenas com a operação no TPS (Terminal de Produtos Siderúrgicos). Com a nova opção logística do TPD, a expectativa é de recuperação da participação para o patamar de 60%, o que reinsere o Espírito Santo como importante player na logística de ferro-gusa no Sudeste”, conclui o executivo.

Perfil - A VLI é empresa de logística de carga geral que tem o compromisso de gerar valor ao negócio dos seus clientes por meio de serviços logísticos que integram portos, ferrovias e terminais. A VLI engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). A bordo de uma frota de mais de 600 locomotivas e 13 mil vagões, a VLI transporta as riquezas do Brasil, passando pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

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