Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/02/2014 - 07:34

Brand Finance anuncia as 500 marcas mais valiosas de bancos do mundo em 2014

São Paulo – A Brand Finance, líder mundial em avaliação e gestão de marcas, em parceria com a revista inglesa The Banker divulga o novo estudo das 500 marcas mais valiosas de bancos do mundo, o “Global Banking 500”, edição 2014.

Na ordem de classificação das 500 marcas mais valiosas, duas instituições brasileiras aparecem entre as 25 maiores do mundo. Bradesco, na 20ª posição e com US$ 10,600 bilhões em valor de marca, é o banco que lidera na América Latina. O Itaú aparece depois na 23ª posição, com US$ 9,904 bilhões. Já o Banco do Brasil surge na 35ª posição, com US$ 6,972 bilhões.

De acordo com o CEO da Brand Finance para a América Latina, Gilson Nunes, a preocupação do Bradesco em aumentar os indicadores de eficiência, o controle da inadimplência e a qualidade da carteira de crédito, foram os fatores que contribuiram para a manutenção de sua liderança na América Latina. “O Bradesco demonstrou em 2013 uma notável gestão no controle dos custos e da inadimplência, associado à seletividade que vem garantindo a expansão de sua carteira de crédito”, afirma Nunes. Sobre a presença do Itaú na lista das 25 marcas mais valiosas, o executivo credita “ao empenho do banco para se posicionar como marca financeira internacional, e por ter adotado, também, maior rigor na concessão de financiamentos”.

. As 25 marcas mais valiosas de bancos do mundo:

Brasil está entre os dez países com os bancos mais valiosos - Além de Bradesco, Itaú e Banco do Brasil, os outros brasileiros na lista das 500 marcas de bancos mais valiosas do mundo são: Caixa (49ª colocação, US$ 4,759 bilhões); Safra (314ª, US$ 320 milhões); Banrisul (323ª, US$ 309 milhões); Banco do Nordeste (335ª, US$ 288 milhões); BRB (454ª, US$ 173 milhões); BRB (454ª, US$ 173 milhões) e Banco Panamericano (481ª, US$ 159 milhões).

Com apenas nove bancos, o menor número entre os 10 primeiros domicílios avaliados, o Brasil somou um total de US$ 33,483 bilhões em valor de marca, o que o coloca em oitava posição no ranking dos 10 domicílios com os bancos mais valiosos. Nos extremos desta classificação estão em primeiro lugar os EUA, com 56 bancos e total de US$ 193,633 bilhões em valor de marca; e em décima posição a Austrália, com 17 bancos e valor de US$ 29,812 bilhões.

No entanto, ressalta Nunes, a depreciação do real impactou de forma isolada o estudo das marcas brasileiras, que em outro cenário cambial poderiam estar em melhores posições. “Ainda assim, o resultado pode ser considerado excepcional em termos de demonstração de solidez e de força das marcas dos bancos brasileiros no contexto internacional”.

Sobre projeções para o ranking de 2015, Nunes acredita que o Brasil tem chances de subir de posições. “As estratégias que os bancos vêm aplicando para contornar problemas de inadimplência e superar entraves da economia já surtiram efeitos nos últimos balanços e mostraram sinais de retomada do crescimento.”

Perfil da Brand Finance - Líder mundial em avaliação e gestão de marca e ativos intangíveis, a Brand Finance é uma empresa de origem inglesa, sediada em Londres, e conta com escritórios em mais de 21 países na Europa, Ásia, além dos EUA e Brasil. [www.brandfinance.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira