Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/12/2007 - 14:19

Seleção de agências para receber turistas chineses

Em sua quarta edição, o processo de seleção visa credenciar agências para cumprir exigências do governo chinês.

Brasília - Por meio de uma Comissão de Seleção Público-Privada, o Ministério do Turismo iniciou a quarta seleção de agências de turismo brasileiras, que irão atuar na recepção de grupos de turistas chineses. Aquelas que quiserem participar deverão enviar a documentação solicitada ao Ministério do Turismo, até o dia 15 de fevereiro de 2008.

As operadoras que quiserem participar da seleção devem comprovar o cadastramento no Ministério do Turismo (Cadastur) e a inexistência de débito com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Também precisam apresentar Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), fornecido pela Caixa Econômica Federal.

Além disso, as agências devem preencher um dos requisitos a seguir: possuir ações promocionais em outro idioma para o receptivo internacional, como sites na internet em outro idioma, material impresso em outro idioma e anúncios em meio de comunicação e eventos com circulação no exterior; ou apresentar referências comerciais de pelo menos três operadores estrangeiros com os quais tenha parceria, por meio de cartas expedidas por esses operadores. Os comprovantes destes documentos devem ser enviados para o MTur (Esplanada dos Ministérios, bloco U, sala 253, CEP 70065 -900, Brasília/DF). As agências interessadas deverão mencionar claramente, nos envelopes para remessa da documentação comprobatória, as palavras "Seleção Agências ADS", além do número do CNPJ.

Ao todo, 52 agências compõem a lista de agências brasileiras credenciadas pela comissão, formada por representantes dos ministérios do Turismo, do Trabalho e Emprego, das Relações Exteriores e da Justiça. Também compõem a comissão a Embratur, a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA) e a Associação Brasileira de Operadores de Receptivo (BITO).

O processo de seleção segue as exigências previstas no Memorando de Entendimento assinado com a Administração Nacional de Turismo da República Popular da China, em novembro de 2004. Antes da assinatura do memorando, que pode sofrer revisões anuais, os chineses não eram autorizados a viajar em grupo para o Brasil, apenas individualmente.

De acordo com dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), a quantidade de turistas emissivos chineses saltou de aproximadamente 10 milhões, em 2000, para 31 milhões em 2005. Mas os turistas chineses só são autorizados a visitar países que aderiram ao Status de Destino Aprovado (ou ADS - Approved Destination Status). O ADS tem como objetivos controlar a mobilidade dos cidadãos chineses, proteger o desenvolvimento do turismo doméstico e limitar a saída da moeda estrangeira. Atualmente, 81 países são considerados ADS, entre eles o Brasil.

Mais informações sobre como participar da seleção pelo telefone (61) 3321 7817 e pelo site www.turismo.gov.br. Dúvidas poderão ser encaminhadas ao email: [email protected]| Por: AE/Business Wire Latin America

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira