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06/02/2014 - 06:53

Unilever é o maior anunciante do país, mostra estudo do IBOPE Media

Higiene Pessoal e Beleza e Farmacêutico foram os setores que apresentaram os maiores crescimentos no volume de investimento publicitário em 2013.

São Paulo – O ranking de investimento publicitário de 2013 (infográfico) mostra o setor Comércio e Varejo ainda na liderança, porém agora seguido por Higiene Pessoal e Beleza, que atingiu R$ 11 bilhões o que representa um crescimento de 39% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O segmento foi impulsionado, principalmente, pela Unilever e Genomma, que ocupam a primeira e terceira posição na lista dos maiores anunciantes, de acordo com pesquisa do IBOPE Media.

Segundo o estudo, que monitora mensalmente os investimentos das categorias de produtos nos principais meios de comunicação e tem como base a tabela de preços dos veículos (sem considerar os descontos), o setor Farmacêutico quase dobrou sua verba em publicidade.

# Não classificada entre as 30 maiores em 2012. ## Em 2013 houve a união dos anunciantes Telefonica e VIVO (investimento somado para o período).

Em 2013, os investimentos totais atingiram R$ 112 bilhões. A TV aberta, novamente foi o meio que mais recebeu verba. Em comparação com ano anterior, o aumento foi de 16%.

Porém, é importante ressaltar que, em 2013, o banco com informações de investimento publicitário teve sua cobertura ampliada. E agora inclui as praças de Aracaju, Maceió e Porto Velho para o meio TV Aberta. Também foram adicionados cinco canais de Pay TV, cinco títulos de revista, seis emissoras de rádios em duas novas praças e 15 títulos de jornais.

Além disso, o estudo passou a adotar um novo critério de mídia interna (autopromoção) e incluiu merchandising. Se todas as mudanças forem desconsideradas, o aumento em relação a 2012 é de 9%.

“Apesar da ampliação da cobertura realizada pelo IBOPE Media, nota-se que o mercado cresceu no último ano. Para 2014, continuaremos com nossos esforços para expandir cada vez mais a visão do mercado publicitário. A inclusão do monitoramento de sites de busca (search) no meio internet é uma delas“, comenta Dora Câmara, diretora regional Brasil do IBOPE Media.

Observações: # O meio TV MErchandising passou a ser reportado a partir das divulgações de 2013. Para 2012 foram considerados 38 mercados (ME12129MEIOS), para 2013 foram considerados 41 mercados (ME1312TOTAL). Para os dados de 2012 não foi considerado o novo critério de Mídia Interna (Autopromoção).

São Paulo continua sendo o líder entre os mercados monitorados, mas com uma participação menor nos investimentos, de 28% para 26% em relação ao ano anterior. Belém foi a praça que apresentou crescimento acima da média nacional.

# O meio TV Merchandising passou a ser reportado a partir das divulgações de 2013, para 2012 foi considerado o investimento reportado para a praça Nacional (TV Assinatura, Revista e Internet).

No ranking das agências, a YR manteve a primeira posição, movimentando R$ 7,3 bilhões do total dos investimentos publicitários de 2013. Em seguida aparece a Borghi Lowe, com uma verba de R$ 3,78 bilhões. As próximas colocadas são a Ogilvy e Mather Brasil e a Almap BBDO.

Atenção: Os valores que seguem reportam o investimento publicitário dos anunciantes atendidos pelas respectivas agências. Os valores não representam a receita.

Banco utilizado: (ME1306TOTAL) 41 Mercados - 9 Meios + Merchandising – Junho/13. O ranking contém os investimentos de Agência Conta Dividida. São classificadas como conta dividida: • mesmo filme, no mesmo período, dividido por diferentes agências | • meio outdoor que não é classificado por campanha.

Critério de operações de fusões: reportamos as agências envolvidas na fusão com suas respectivas verbas na base, e somente somamos os investimentos históricos após 6 meses da operação. Se a fusão ocorrer antes da divulgação do 1º ranking do ano, o reporte da verba para a nova agência se dará desde o início da divulgação do ranking.

O critério Mídia Interna foi revisto, ampliado e definido a partir de 2013 como Autopromoção. Esse novo conceito trará mudanças de valores de investimento para as agências que tenham veículos de comunicação em sua carteira desde 2012.

A partir de 2013, os investimentos realizados em Merchandising passam a ser contabilizados na verba das agências para divulgação do ranking. [www.ibope.com.br].

IBOPE Media -Maior empresa de pesquisa de mídia na América Latina, o IBOPE Media oferece soluções em audiência, investimento publicitário e planejamento de campanhas. Há 71 anos, a empresa disponibiliza informações fundamentais para a tomada de decisão nos negócios de mídia e se renova constantemente para retratar a evolução do consumo dos meios, em diferentes plataformas.

O IBOPE Media emprega aproximadamente 1.800 colaboradores e possui operações em 16 países na América Latina e um escritório em Miami (EUA). [www.ibope.com].

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