Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/02/2014 - 07:16

Hospital Santa Rita agiliza o atendimento a pacientes usando tecnologia IBM

Projeto acelerou o agendamento de consultas e outras rotinas diárias da instituição, além de possibilitar a criação de um novo prontuário eletrônico.

São Paulo– O Hospital Santa Rita, instituição filantrópica com 43 anos de história e reconhecida em todo o Estado do Espírito Santo como referência em tratamentos contra o câncer, atualizou toda a infraestrutura de seu parque tecnológico com tecnologias IBM. Desenvolvido pela VixOffice, parceira comercial da IBM para a região, o projeto tinha como foco proporcionar mais agilidade aos processos internos do hospital e já mostra benefícios expressivos.

A principal necessidade prática do hospital era aumentar a produtividade de seu ambiente de tecnologia, melhorar e tornar mais rápido o atendimento às demandas internas, que vão desde o agendamento de consultas e exames até o controle de estoque de materiais. “A nossa infraestrutura tinha alguns problemas de performance, processamento e backup – que por vezes exigia a suspensão das atividades do sistema central para ser concluído, o que impactava bastante o funcionamento de diversos outros processos –, além de não possuir mais recursos disponíveis para expansão e desenvolvimento de novos projetos que melhorariam ainda mais a experiência do usuário da instituição”, destaca Renzo Zerman, gerente de TI do Hospital Santa Rita.

Assim, a VixOffice desenvolveu um projeto que atualizou todo o parque de servidores e storage do Hospital Santa Rita, equipamentos essenciais aos serviços disponibilizados para os clientes, fornecedores e prestadores de serviço. A solução IBM incrementou a performance de acesso ao banco de dados e diminuiu expressivamente o tempo de resposta das consultas e rotinas diárias. Algumas atividades, como a do controle de estoque realizado pelo almoxarifado, que baixou de 45 minutos para 10, impactaram diretamente no trabalho das equipes internas.

Os novos sistemas possibilitam também a implementação de diversas melhorias nas atividades do hospital. Alguns exemplos que merecem especial atenção são: a implantação de uma nova versão de prontuário eletrônico para os médicos oncologistas, que entrou em funcionamento no final de 2013, e a instalação de um sistema de painéis, que integrará e disponibilizará informações e indicadores nas recepções, postos de enfermagem e centro cirúrgico do hospital Santa Rita.

Outro benefício do projeto é a segurança do novo sistema de backup. Antes, os backups eram sobrepostos e, como não havia tempo para gravação em fitas, os dados armazenados eram mantidos no mesmo local que o banco de dados principal. “Agora, os processos são concluídos em apenas três horas, não exigem que as atividades do sistema sejam suspensas e os dados são gravados em um sistema de armazenamento em fitas, o que proporciona mais integridade às informações da instituição”, pontua Zerman. As rotinas de fechamento mensal aumentaram sua performance em mais de 80% e houve melhora substancial na produtividade dos usuários.

Do ponto de vista técnico, agora o sistema disponibiliza recursos para a criação de novas máquinas virtuais e maior espaço em disco, além de estar totalmente preparado para ser replicado em outro data center e para aumento das atividades no futuro sem que seja necessário investir em novos equipamentos. O projeto implementado pela VixOffice no Hospital Santa Rita inclui três servidores System x3550 com processadores Intel Xeon M4, storage IBM Storwize V7000 com duas gavetas de expansão, um sistema de armazenamento em fita TS3100 LTO6 e dois Switch SAN 24B. [ww.ibm.com/br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira