Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/02/2014 - 07:26

Fitoesterois são aliados na redução do mau colesterol mesmo nas pessoas que já fazem uso de medicação

Por apresentarem mecanismos distintos, seu consumo pode potencializar a redução do LDL obtida com as estatinas.

Conhecido pela sua ação na redução do LDL-colesterol (Lipoproteína de Baixa Densidade), o mau colesterol, os fitoesteróis vêm ganhando mais destaque entre pesquisadores e cardiologistas a cada dia. Chamado também por esteróis vegetais, têm estruturas e funções semelhantes às do colesterol e, por isso, quando consumidos, ocupam o lugar do colesterol nas micelas (responsáveis pelo transporte das gorduras até as células do intestino), diminuindo sua absorção, e posteriormente, sendo eliminado pelas fezes. Apesar de ser encontrado em todos os alimentos de origem vegetal, como verduras e legumes, a quantidade ideal de fitoesterois a ser obtida para redução do colesterol é mais abundante nos óleos, cereais, sementes, nozes e castanhas, além dos cremes vegetais enriquecidos, como Becel Pro-Activ.

Recomendado como parte de uma dieta saudável, o consumo de alimentos enriquecidos com fitoesterois pode também ser um aliado no tratamento daqueles que já fazem uso de medicação para redução do colesterol. As estatinas são hoje a medicação de escolha para o tratamento de colesterol alto, reduzindo o risco de infarto, derrame e morte de causa cardiovascular. De acordo com o presidente do departamento de aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia, doutor José Rocha Faria, quem já consome estatina e passa a utilizar os fitoesteróis tem um efeito adicional no combate a doença. “Uma metanálise publicada pelo Journal of the American College of Nutrition avaliou os dados de oito estudos, envolvendo 306 pacientes, onde fitoesterois foram usados em adição à estatina. Na média, mantém-se a redução adicional de cerca de 10%”, explica.

Segundo doutor Rocha Faria, esse efeito clínico ocorre, pois as estatinas e fitoesterois têm mecanismos distintos e, possivelmente, sinérgicos de ação na redução de colesterol. “Temos duas fontes de colesterol: o que nosso organismo produz e o que vem da dieta, absorvido no intestino. As estatinas reduzem a produção de colesterol, ao mesmo tempo em que aumentam a capacidade do fígado de remover o excesso de colesterol da circulação. Por outro lado, o consumo de quantidades adequadas de fitoesterois reduz a absorção intestinal de colesterol”, acrescenta.

Sendo assim, aqueles que já fazem uso de medicação ou não, podem incluir o consumo de alimentos com fitoesterois como parte de uma dieta saudável. Essa é considerada uma maneira eficaz e segura para obter maior redução de colesterol, sem interferir no efeito das medicações hipolipemiantes, utilizadas no controle do LDL-colesterol.

Dicas de consumo -Aliado na redução dos níveis de colesterol alto, o consumo diário de fitoesterois (2g a 3g) auxilia pacientes na prevenção primária ou secundária das doenças cardiovasculares. A quantidade de fitoesterois presentes nos brócolis (5,6mg), nas cenouras (16,2mg) e no repolho (5,2mg) são mais altas do que as obtidas em outros vegetais.

Os frutos também apresentaram uma alta quantidade da substância, especialmente o abacate (25,7mg), o coco (14,4mg) e a laranja (15,3 mg). O teor de esteróis nos óleos vegetais é maior do que nos outros grupos de alimentos, sendo que no óleo de milho foi encontrada a maior quantidade, seguido por canola, girassol e de soja. Para garantir seu consumo diário de fitoesteróis, experimente passar creme vegetal Becel Pro-Activ no pão integral, que possui óleos vegetais e vitaminas A, D e E. Com apenas duas colheres de sopa diárias (20g) de Becel Pro-Activ, você garante a porção recomendada de fitoesteróis. Quando consumida por três semanas essa porção é capaz de diminuir as concentrações de colesterol total e da fração LDL em aproximadamente 10% e 12%², respectivamente, podendo atingir até 15% de redução, quando combinado com uma boa dieta e hábitos de vida saudáveis.

Becel -Presente no Brasil desde 1973, a marca apresenta opções de produtos para pessoas que buscam qualidade de vida, fazendo da alimentação uma grande aliada. Dentro de seu portfólio, além de Becel Pro-Activ, estão os cremes vegetais Becel Original com e sem sal e Becel sabor Manteiga, ambos contêm óleos vegetais e vitaminas A, D e E. A segunda versão ainda conta com um sabor mais semelhante à manteiga.

Já o creme vegetal Pro-Activ possui fitoesterois, extratos vegetais que auxiliam na redução da absorção do colesterol. Para obter o benefício, é recomendada uma ingestão mínima de 1,6g dessa substância todos os dias, quantidade que pode ser alcançada com o consumo de apenas duas porções do produto, em conjunto a uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis. Becel Pro-Activ ainda possui o selo de aprovação da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira