Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/02/2014 - 07:42

Internacionalização de franquias: está na hora de exportarmos e importarmos mais

Consultor especialista em globalização de marcas franqueadoras, Paulo Cesar Mauro avalia que Brasil ainda está muito atrás dos países mais desenvolvidos em relação ao intercâmbio de franquias.

Embora estejamos sentindo com mais força a entrada de marcas estrangeiras no Brasil nos últimos anos, para Paulo Cesar Mauro, presidente da Global Franchise e um dos precursores a atuar com internacionalização de franquias – já auxiliou na implantação de mais de 50 redes globais em solo nacional e levou outras brasileiras para o exterior –, se comparado a países mais desenvolvidos, devido à política de impostos, estamos muito fechados para a chegada de empresas de fora e ainda mais tímidos no quesito exportação. “Não fossem as barreiras impostas pelo nosso Governo, haveria uma invasão de novas marcas, até porque temos a cultura de consumir praticamente tudo que vem de fora”, diz.

Segundo ele, marcas de franquias estrangeiras no Brasil representam menos de 5% do cenário de franchising atual, enquanto redes globais geralmente figuram com cerca de 20% do mercado em países como os EUA, por exemplo. Embora Mauro acredite que a situação tenda a mudar, ele explica alguns possíveis fatores para o que ocorre. “O Brasil é um país que impõe muitas restrições às importações, inibindo a entrada de franquias na área de varejo, ou daquelas que dependam de importações de equipamentos ou insumos de forma significativa. Além disso, o mercado nacional é bem desenvolvido, com muitas redes nacionais de sucesso, também intimidando a entrada dos conceitos estrangeiros, a não ser que a marca seja muito forte ou o conceito seja inovador”, analisa. Para o consultor, os setores de alimentação e serviços são os que têm mais facilidade de entrada em um país, pois, normalmente, não dependem da importação de produtos e até mesmo de equipamentos.

Caminho inverso -Em outros países, várias redes já nascem pensando grande, almejando atravessar fronteiras, especialmente quando o negócio é um conceito inédito ou apresenta um diferencial para o mercado. “O empreendedor brasileiro está começando a pensar da mesma forma, até porque vemos cases que comprovam a viabilidade de exportar uma marca já consolidada por aqui, como aconteceu com as redes Giraffas, Carmen Steffens, O Boticário, Havaianas, entre outras”, lembra. Para exportar uma marca como essas que caíram no gosto dos “gringos”, é trabalhoso, mas pode ser muito vantajoso. É necessário que haja experiência comprovada tanto da rede quanto de quem auxilia – no caso a consultoria – para que não ocorram gargalos. “Há muitas diferenças quando se instala uma franquia no exterior, desde a operação aos modos de consumo, impostos etc.”, destaca Paulo Cesar Mauro.

Perfil - A Global Franchise é uma empresa especializada no desenvolvimento de canais de distribuição. Presente no mercado desde 1987, desenvolveu mais de 300 projetos no Brasil e exterior, contribuindo para o crescimento do sistema de franchising na América do Sul. A empresa foi pioneira ao trazer franquias estrangeiras para o Brasil, resultando na implantação de mais de 40 franquias estrangeiras no país. A partir de 2005, a Global Franchise tornou-se a pioneira no projeto de expansão mundial de franquias brasileiras, com diversos cases de sucesso. Seu presidente, Paulo César Mauro, é autor do primeiro Curso em Vídeo sobre Franchising, e de diversos livros sobre franquias na América Latina. Foi um dos Coordenadores do Fórum de Desenvolvimento da Franquia Empresarial do Ministério do Desenvolvimento em Brasília. Foi diretor da ABF – 2000 a 2004 –, ocupando os cargos de Diretor de Cursos e Eventos, quando lançou o Congresso de Franchising da ABF e depois como Diretor Internacional, quando concretizou a assinatura do Convênio APEX, com o Ministério do Desenvolvimento, para levar franquias brasileiras para o exterior.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira