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07/02/2014 - 07:50

Quando o jogo virou um negócio

FTA Brasil é responsável pelas campanhas publicitárias dos games GTA e PES 2014.

“Para eles eu trabalho até de graça”. Foi assim que um dos sócios da FTA Brasil reagiu a primeira conta de videogame do portfólio da agência. Isso foi em 2010, quando o país ainda engatinhava na divulgação dos games e as empresas de publicidade não entendiam este segmento e suas necessidades. A sinergia com os principais publishers foi tanta que atualmente a agência é responsável pelos principais lançamentos dos jogos eletrônicos, como GTA (sucesso com 29 milhões de unidades vendidas no mundo), PES, Tomb Rider e UFC.

A FTA Brasil atua na área de tecnologia e varejo, mas se especializou no universo dos videogames. O primeiro cliente foi a Konami Digital Entertainment, um dos maiores players do mercado mundial, que buscava soluções criativas para a chegada do jogo PES no Brasil. “Fizemos uma forte campanha online e offline, direcionando para vídeos em diferentes locais da web voltados a fortalecer, fixar e incrementar a experiência visual das novidades do jogo. Queríamos sair do padrão de cenas do game colocadas nos meios. E para isso, contamos com nossa expertise em tecnologia e no nosso conhecimento profundo do mercado nacional , além de possuirmos uma equipe formada por “geeks” que entendem tudo de games. Essa foi a base para ganhar a confiança dos estúdios internacionais”, afirma Eduardo Trench, sócio-diretor da FTA.

Entre seus principais cliente no segmento dos games estão THQ (UFC e Darksiders), Rockstar (GTA e Max Payne), Konami (PES em parceria com a MCSAATCHIFQ e Metal Gear), Take Two (spec Ops, Bioshock Infinite) e Square Enix (Tomb Raider, Final Fantasy).

O mercado de jogos eletrônicos no Brasil está em fase de expansão e já ocupa a 4ª posição mundial. São 35 milhões de usuários que movimentaram R$ 5,5 bilhões entre consoles e games em 2012. “Acreditamos que o número de usuários no país irá crescer cerca de 25% este ano e, como somos pioneiros nas campanhas e ações de marketing para este público, esperamos ganhar mais 4 clientes até final de 2014 e ativar parcerias estratégicas com empresas no exterior ”, avalia Dado, como é conhecido.

Como tudo começou... O advogado Eduardo Trench largou os tribunais há mais de 20 anos para se dedicar a publicidade. Dado foi responsável por iniciar a agência FTA Brasil em 2001 com foco nas soluções customizadas e unir em um só departamento a criação e o planejamento estratégico. Vencedor de diversos prêmios como o Amauta Latam, Abemd, Caio da década e finalista do New York Festival, também foi responsável por campanhas da Oracle, Apple, Microsoft, American Express, SAP Brasil, Intel, HP Brasil, Citigroup Brasil, Novell.

Mais tarde, outro advogado, que também abandonou a toga, entrou no universo do marketing. João Valim trouxe seu olhar pragmático e seu conhecimento de games para a FTA. “Sou um completamente apaixonado. Adoro testar todos os jogos. Os lançamentos tem que passar primeiro pelo meu console”, brinca Valim. Desde os 6 anos ele se diverte com videogames e já deixou a família louca por jogar várias horas seguidas. Iniciou com do Atari e MSX Expert, passou para o NES, MegaDrive e agora PlayStation, Xbox, Wii. “Vejo até gravações e jogos antigos”. Foi sua a ideia de criar uma sala de videogames para estudar, entender diversas tecnologias e se divertir enquanto trabalham.

“O jogador deve ser ágil ao tomar as decisões corretas e atravessar as fases nos jogos. Temos este mesmo desafio no dia a dia, porém a grande diferença é que não temos o botão de reset e nem a opção de restart. Tudo tem que dar certo!” conclui a dupla de jogadores, ops... empresários.

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