Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/02/2014 - 07:50

CAIXA Cultural promove oficina gratuita de mímica corporal dramática

Destinado a estudantes e profissionais de artes cênicas, curso será ministrado pela atriz e diretora Nadja Turenkko.

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro promove, nos dias 18, 20 e 21 de fevereiro (terça, quinta e sexta-feira), a Oficina de Mímica Corporal Dramática, comandada pela atriz e diretora Nadja Turenkko, primeira brasileira a ser diplomada pela École de Mime Corporel Dramatique, única escola do mundo exclusivamente voltada para o ensino e aprendizagem desta técnica. Com o objetivo de instrumentalizar e reciclar profissionais das artes cênicas para dramaturgia corporal da cena, o curso será ministrado para 20 alunos, com carga horária de 10 horas.

A Mímica Corporal Dramática é uma forma artística de treinamento teatral para atores, inspirada e construída a partir de princípios corporais. Criada por Etienne Decroux, esta técnica é corporal e dramática por trazer para o corpo os princípios que regem a própria estrutura do drama (o conflito e a ação). Em outras palavras, não são realizados exercícios de dança, nem de caráter esportivo ou acrobático, mas exercícios desenhados para atender às especificidades do trabalho do ator: a criação e desenvolvimento de personagens, cenas e espetáculos, a partir desta linguagem.

Os três encontros abordarão o estudo das figuras, fundamentos da mímica corporal dramática, improvisação, composição e alongamento postural. Voltadas para grupos de teatro, estudantes, artistas em formação e profissionais, as aulas treinam o corpo como um instrumento musical através de exercícios físicos e dramáticos, ao mesmo tempo. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail [email protected]. O projeto tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Os participantes serão convidados a assistirem, no dia 19 (quarta-feira), a estreia do espetáculo “Ensaio de Casamento”, dirigido por Nadja e que utiliza a Mímica Corporal Dramática em sua concepção cênica e fica em cartaz na CAIXA Cultural até 22 de fevereiro. Na peça, o casal protagonista interpreta atores que colocam em xeque a continuidade do seu casamento enquanto ensaiam “Nossa peça de separação” e revivem trechos e personagens de Shakespeare. “A presença do ator expandida estabelece um mundo com regras próprias de funcionamento, sem os limites impostos pelas unidades de tempo e espaço. As edições e transposições dramáticas reafirmam a poética de um teatro ao mesmo tempo concreto e metafórico. Todos os elementos cênicos do espetáculo, tais como trilha, cenografia, figurinos e iluminação, estão dentro desta perspectiva metonímica, dialogando e criando estruturas para que os atores contem a sua história para um público que também fará parte dela”, explica a diretora.

Sobre Nadja Turenkko - É atriz, professora, roteirista e membro permanente da Companhia Francesa Theatre de L’Ange Fou. Em 1997, foi indicada como Melhor Atriz pelo seu trabalho solo em "O Banquete de Alice", primeiro espetáculo de MCD do Brasil; ganhou o Prêmio Copene de Revelação do Ano em 1998 pela direção de "Clarices" e de Melhor Direção e Espetáculo no Festival de Guaramiranga. Foi indicada ao Prêmio Copene de Melhor Direção em 2000 pelo espetáculo "Três Mulheres e Aparecida". Em 2006, Nadja ganhou o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, pelo projeto “Oficinas Gratuitas de Mímica Corporal Dramática”. Em 2010, foi destaque na Mostra Oficial do Festival de Curitiba também com o espetáculo "Três Mulheres e Aparecida".

.[Oficina de Mímica Corporal Dramática, dias 18, 20 e 21 de fevereiro de 2014 (terça, quinta e sexta-feira), às 14h, na CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Sala de Ensaio, Avenida Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca), Inscrições: [email protected] | Carga horária: 10 horas | Vagas: 20 participantes | Classificação:14 anos | Inscrição gratuita [www.caixa.gov.br/caixacultural].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira