Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/02/2014 - 07:35

Movimentação nas eclusas cresce 30% no rio Tietê

Em 2013, eclusas da AES Tietê foram acionadas mais de 21 mil vezes.

No último ano, as eclusas operadas pela AES Tietê, braço de geração e comercialização de energia da AES Brasil, bateram o recorde histórico de movimentação. Localizadas em cinco usinas hidrelétricas (Barra Bonita, Bariri, Ibitinga, Promissão e Nova Avanhandava – duas eclusas), os equipamentos foram acionados mais de 21 mil vezes, número 30% maior se comparado com 2012. Maior diversidade de produtos é uma das causas do aumento.

No ano passado, somente na eclusa de Bariri, passaram mais de 3,8 milhões de toneladas em cargas, como soja, cana-de-açúcar, areia, madeira, entre outros, registrando um aumento de 27% em relação ao ano anterior. Em Barra Bonita, região com forte apelo turístico, a movimentação de passageiros subiu 12%, saindo de 227 mil pessoas por ano para 255mil.

Segundo o Gerente de Operações da AES Tietê, Antonio Carlos Garcia, para este ano, a expectativa é que o movimento na hidrovia continue a crescer. “A soja ainda predomina nas eclusas. Porém, cada vez mais, nota-se uma diversidade maior de produtos transportados, como a cana-de-açúcar e a madeira. Para este ano, está previsto o início do transporte de etanol pela hidrovia, o que deve elevar ainda mais a movimentação”, diz Garcia.

De 2006 a 2012, o transporte de cargas na hidrovia cresceu cerca de 50%, saindo de 3,9 milhões de toneladas para 6,2 milhões toneladas até o último trimestre de 2013. Entre os produtos de maior movimentação estão soja, farelo de soja, milho e cana-de-açúcar. As cargas partem, principalmente, de São Simão (GO), no rio Paranaíba; Três Lagoas (MS), em qual rio?; e Terminais do Paraguai, no rio Paraná,e seguem até os terminais de Presidente Epitácio e Panorama, no rio Paraná, e Anhembi, Pederneiras e Santa Maria da Serra, nos rios Tietê e Piracicaba, que integram a hidrovia no trecho paulista.

Modernização -A AES Tietê está modernizando todas as suas eclusas. O objetivo é assegurar a confiabilidade operacional, otimizar recursos e agilizar o processo de eclusagem. “O programa de modernização das usinas da AES Tietê utiliza tecnologia de ponta. A aplicação de novas tecnologias vai agilizar o processo de eclusagens, proporcionando um ganho de tempo estimado em 15 minutos para cada eclusagem. Assim, aumentando a capacidade de operações”, afirma Garcia.

A modernização prevê a instalação de componentes de comando nas eclusas, que possibilitará a operação remota pelo COGE (Centro de Operações da Geração e Eclusas) da AES Tietê, localizado em Bauru, único do Brasil capaz de operar remotamente usinas e eclusas.

Ganho ambiental -A utilização da hidrovia como meio de transporte traz diversos benefícios: menor consumo de combustível e emissão de poluentes, com a redução, principalmente, de dióxido de carbono (gás que colabora com o efeito estufa).

Também contribui para desafogar o tráfego nas estradas e, com isso, reduzir o número de acidentes, além do menor custo com infraestrutura. Como exemplo da eficiência da hidrovia, podemos citar que, cada comboio consegue carregar 6 mil toneladas, o que corresponde a 172 carretas grandes com capacidade de carga de 35 toneladas.

Perfil - A AES Tietê oferece soluções em gestão de energia, atuando na geração e comercialização de energia elétrica. Para isso, conta com um parque com capacidade para gerar 2.658 MW a partir de fontes renováveis. A AES Tietê opera nove usinas hidrelétricas e três pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) no Estado de São Paulo. A empresa responde por 12% da capacidade instalada no Estado e 2,3% no Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira