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11/02/2014 - 07:44

ANFAC completa 32 anos olhando para o futuro

A ANFAC - Associação Nacional de Fomento Comercial completa 32 anos no dia 11 de fevereiro (terça-feira), e tem bons motivos para comemorar: o giro de carteira das empresas de setor chegou ao nível recorde de R$ 100 bilhões em 2013 (um crescimento de 11% na comparação anual), que garantiram a sobrevivência de uma clientela de mais de 150 mil pequenas média empresas.

De notar que as operações no mercado de fomento comercial são negócios de compra e venda mercantil de bens móveis representados por títulos de crédito.

“Estamos completando 32 anos com o setor cada vez mais forte e de crescente importância na economia brasileira”, afirma o presidente da ANFAC, Luiz Lemos Leite. “Durante todo esse período, as empresas do setor tiveram flexibilidade para se adaptar às muitas inovações que surgiram e, muitas vezes, como ocorreu em setembro de 2008, com a crise decorrente da liquidação do banco Lemon Brothers, em Nova York, nossas empresas tiveram um desempenho marcante ao suprir, no último trimestre daquele ano, o mercado com os recursos necessários para muitas empresas atenderem ao giro de seus negócios. O fomento comercial, pela capilaridade de atuação na imensa dimensão geográfica de nosso país, presta uma insubstituível assistência a empreendedores agregando valor socioeconômico a várias microrregiões do Brasil. Sempre olhamos para a frente e continuamos com a nossa visão para o futuro”.

Como exemplo das várias conquistas da ANFAC, Luiz Lemos Leite destacou a recente ampliação do escopo de atuação da entidade. Além do tradicional trabalho no que se refere ao factoring (prestação de serviços combinada com compra de créditos mercantis), a finalidade institucional da Associação passou a incluir as atividades econômicas: securitização de créditos FIDCs ou securitizadoras e gestoras de ativos.

Luiz Lemos Leite destaca que essa alteração se fez necessária porque a ANFAC teve percepção de que havia demanda desse mercado, tendo como alicerce o segmento de fomento comercial. Segundo ele, essa iniciativa foi tomada dentro do espírito que baliza a atuação da ANFAC em seus 32 anos: “Não podemos ser conservadores e ignorar as mudanças por que passa o setor. Por essa razão adotamos essa postura, que possibilita o fortalecimento e consolidação do fomento comercial em favor das pequenas e medias empresas que se desenvolvem na economia brasileira”.

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