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06/12/2007 - 14:42

Petrobras é a grande vencedora do Prêmio Marketing Best 2007

Concorrendo com 188 organizações, a empresa é premiada em sete cases.

Principal destaque na vigésima edição do Marketing Best, a Petrobrás conseguiu um feito nunca antes conquistado por nenhuma outra empresa: ter sete cases premiados em uma só edição do Marketing Best. A cerimônia de premiação vai acontecer no dia 7 de dezembro,no Via Funchal. Ao todo, foram eleitos 29 trabalhos de 23 empresas.

Organizado pela Editora Referência, Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) e MadiaMundoMarketing, o Prêmio – um dos mais importantes da área, homenageia empresas cujo planejamento e execução de estratégias de marketing que mais se destacaram no ano.

Cases premiados Petrobras: Petrobras. Mais energia para o Pan 2007 - Primeiro lugar na pesquisa on-line Qualibest de lembrança estimulada, a campanha, cujo slogan foi “Petrobras. Mais Energia para o Pan 2007”, reforçou os atributos da marca, contribuindo para posicionar a Petrobras como empresa de energia social e ambientavelmente responsável, além de rejuvenescer a marca, reforçar o conceito de desafio com o esporte e aumentar a percepção da marca Petrobras no Brasil e América Latina.

Campanha de Excelência em gestão - Criada para mostrar a gestão inserida no dia-a-dia, sensibilizar os funcionários sobre a importância da Excelência em Gestão e incentivar sua adesão, a campanha refletiu o alcance de seus objetivos: cerca de 40 emails marketing enviados, 290 pessoas completaram o álbum de figurinhas e houve integração maior na força de trabalho. A campanha obteve também 60% de manifestações positivas por meio de um canal aberto de seu hotsite: 20% de elogios e 40% de troca/compartilhamento de conteúdo da campanha.

Ações de relacionamento com o cliente - Com a realização de dois eventos que celebraram as vitórias alcançadas em 2006 e os investimentos da empresa na cultura, as ações conseguiram que 97% dos respondentes aplaudissem o primeiro evento, sendo que 63% deles atribuíram nota máxima, além de avaliações positivas com relação à programação, instalações e menus do segundo evento.

H-Bio – O produto que diversifica a matriz energética com economia de divisas para o país - Resultado de pesquisas realizadas pelo CENPES - nos últimos 18 meses, o H-Bio é um processo de refino que utiliza óleo vegetal como insumo para a obtenção de óleo diesel. Sua implantação em unidades de hidrotratamento de diesel permitiu aumentar a produção do combustível.

A novidade vem sendo veiculada via site da Petrobras, em eventos e simpósios pelo mundo inteiro, para os quais a Petrobras é constantemente convidada a participar, reafirmando sua posição como uma empresa de energia, com foco nos princípios éticos e de responsabilidade social e ambiental.

Aperfeiçoando equipes para a excelência na gestão de clientes - A ação foi baseada na implementação de três projetos: Leia e Compartilhe, que além de aproximar as pessoas, contribui para o desenvolvimento e formação cultural; Sexta Legal, que reúne os funcionários em uma sexta-feira do mês para partilhar experiências diferentes, como sessões de filmes e palestras e a rádio digital Na Sintonia da RSP, que pode ser ouvida em casa, no carro ou no trabalho.

De acordo com pesquisa de satisfação realizada entre os empregados da Regional São Paulo, 70% dos entrevistados disseram que houve alguma mudança no relacionamento entre os membros da equipe após a implantação do programa. Sobre o projeto Leia e Compartilhe, 75% avaliam que ele é ótimo. 85% dos funcionários afirmam que o Sexta-Legal é excelente e, com relação à rádio, 70% deram a nota máxima.

Programa Amigo Mecânico - O Programa teve o objetivo de capacitar os mecânicos com informações sobre combustíveis e lubrificantes e transformá-los em defensores dos produtos e da marca Petrobras.Nessa ação, também foram divulgados os os produtos Petrobras (combustíveis e lubrificantes) e o seu programa de qualidade “De Olho no Combustível”, promovendo o aumento da sua indicação e, conseqüentemente, suas vendas.

Em uma pesquisa realizada no ano passado, o nível de satisfação com o Programa foi de 97,91%. Além disso, o Programa fez com que a empresa hoje detivesse profundo conhecimento do perfil destes profissionais e condições para ampliar cada vez mais seu programa de relacionamento.

Não importa como vai ser o futuro, a Petrobras já está pronta para ele - A Campanha teve o objetivo de ampliar a linha Podium com o lançamento do Diesel Podium. As ações de lançamento atingiram, nos primeiros seis meses, os objetivos propostos. As vendas superaram em 23% a meta prevista. Uma pesquisa de mercado pós-lançamento, realizada em julho de 2007, apurou o índice de aceitação da inovação (IACI) do Diesel Podium: 80%. Em São Paulo, esse nível chegou a 85%. O custo-benefício foi considerado positivo (95%) e a satisfação com o produto Diesel Podium foi de 94%, resultado da experiência positiva com o desempenho do veículo.

Os benefícios mais valorizados do Diesel Podium entre os clientes e não-clientes, de acordo com a pesquisa, são: contribuir para um melhor desempenho do veículo, de ser menos poluente, de colaborar com o meio ambiente e de ser mais econômico no uso. 30% dos clientes migraram de outras bandeiras para os postos Petrobras e passaram a abastecer com Diesel Podium.

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