Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/02/2014 - 08:06

Vetor Zero inaugura divisão internacional VZI


Liderado pelo produtor executivo associado Douglas Costa, novo núcleo oferecerá ao mercado brasileiro diretores estrangeiros do cinema e da publicidade como Spike Lee, Reynald Gresset, Olivier Gondry, Martin Fougerol, Cinco, Jean-Claude Thibaut e Aurelien Delpoux.

A Vetor Zero lança oficialmente nesta semana a VZI, divisão internacional da produtora que fará a representação de diretores estrangeiros para projetos no Brasil. Na contramão do movimento realizado hoje por grande parte das produtoras, que têm firmado acordos de representação com empresas de outros países para atender o mercado brasileiro, o novo núcleo tem o objetivo de posicionar a própria produtora como um player internacional. Assim, permitirá a vinda de grandes nomes estrangeiros, reconhecidos por longas, documentários e videoclipes e publicidade, como Spike Lee - que já dirigiu seu primeiro trabalho pela divisão -, Reynald Gresset, Olivier Gondry, Martin Fougerol, Cinco, Jean-Claude Thibaut e Aurelien Delpoux.

Apta a coordenar de publicidade a conteúdo, a Vetor Zero/VZI será liderada pelo produtor executivo associado Douglas Costa, que traz para a operação seis anos de experiência na Partizan Paris e mais dois anos na Movie&Art, na qual era responsável por projetos resultantes da parceria de representação com a mesma produtora francesa – um exemplo é o filme “Corrida Maluca”, criado pela Y&R para a Peugeot e dirigido por Antoine Bardou-Jacquet. A divisão reunirá todo o expertise do profissional nessa área e a presença da Vetor Zero no mercado internacional, já que a produtora também exporta seu trabalho para diversos países. Até hoje já foram mais de 70 filmes produzidos para o México, por exemplo. A produção internacional mais recente foi um comercial para a operadora inglesa O2, por meio de sua divisão Lobo, que atua no mercado internacional há uma década e hoje é representada pela Passion Pictures.

“A Vetor Zero sempre se internacionalizou daqui para fora e agora queremos aproveitar a presença e a experiência que adquirimos para trazer esses diretores para filmar aqui”, afirma Sergio Salles, sócio e produtor executivo da Vetor Zero. “A intenção é ter em nosso guarda-chuva uma grande diversidade de diretores para dar opções aos nossos clientes. Assim, poderemos indicar perfis de talentos específicos para cada projeto. A VZI vai fazer um trabalho de curadoria. Não se trata de um cardápio, mas um menu de confiança”, brinca Alberto Lopes, também sócio e produtor executivo da produtora.

A parceria com Douglas Costa já vinha sendo negociada na Europa e, tão logo foi concluída, foi premiada pela Y&R com a nova campanha da marca LG, lançada no final de 2013. “O que me motivou a desenvolver a VZI foi conhecer a fundo a qualidade do trabalho da Vetor Zero. Como vivi e trabalhei muitos anos fora do Brasil, posso dizer que a produtora tem uma qualidade de entrega única no país. Sendo a principal casa de pós-produção da América Latina, o que a coloca num patamar essencial para se trabalhar no mercado internacional”, comenta o produtor executivo.

O primeiro projeto da Vetor Zero/VZI foi marcado pela vinda do cineasta norte-americano Spike Lee para filmar a campanha "Sua Arena LG", estrelada por Seu Jorge. A divisão foi responsável por trazer ao país o diretor dos grandes longas “Malcolm X” e “Faça a coisa certa”, além de disponibilizar toda sua estrutura e equipe de produção no Brasil.

Os diretores-Spike Lee: diretor norte-americano reconhecido pelas produções hollywoodianas Malcolm X (1992) e Faça a coisa certa (1989), além de estar a frente do remake do longa sul-coreano Old Boy (2013), lançado em 2013, do filme O Plano Perfeito (2006), estrelado por Denzel Washington, Clive Owen e Jodie Foster, e do documentário Go Brasil Go, que ainda está em fase de produção.

Reynald Gresset: Recentemente dirigiu o filme da campanha global da Samsung, “Galaxy 11”, estrelada por Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Franz Beckenbauer, entre outros grandes nomes do futebol. O diretor também assina comerciais para Quaker, Honda, Coca-Cola, Johnson & Johnson, Peugeot, Renault e National Geographic. Em 2008, o filme de Gresset para o canal de TV Sci-Fi rendeu um leão à agência Euro RSCG no Festival de Cannes.

Olivier Gondry: Irmão do também diretor Michel Gondry, nasceu na França e é conhecido por dirigir videoclipes para bandas como Daft Punk, The Stills, Hot Hot Heat e The Vines, além de projetos recentes de publicidade para HP, Hampton Inn, Starbucks, Gillette e Nissan.

Martin Fougerol: Premiado no mundo dos videoclipes, o diretor francês já assinou projetos de grandes nomes do rock, como Jamiroquai em “Give hate a chance”, Franz Ferdinand em “The Fallen”, U2 em “Vertigo”, conquistando um Grammy Awards e ainda banda White Stripes em “7 Nation Army”, a qual foi premiada no MTV VMA e no D&AD. Fugerol também é responsável pela criação dos capacetes característicos do duo Daft Punk.

Cinco: é um coletivo de diretores argentinos formado por Mariano Sigal, Loly Carnero e Sebastián Sigal, talentos especializados em filme, fotografia, design gráfico e direção de arte. Em seu portfólio estão trabalhos para Rexona, MTV, National Geographic, Sprite, Arlistán, Fiat e Personal (companhia de telefonia móvel), entre outros.

Jean-Claude Thibaut: diretor voltado para o mercado de luxo e moda, já trabalhou com agências do mundo inteiro como Publicis, JWT (Singapura, Londres, Dubai, Tokyo e Lima), Leo Burnett Paris, FCB Moscou, DDB Paris, BBDO Dusseldorf, TBWA Hamburg e McCann Erickson Paris, dirigindo comerciais para clientes como Louis Vuitton, Dior, Hermés, Nivea Diamond, Lux Bewitch, Wella, Dolce & Gabanna, Armani, Haagen Dazs e Lindt, entre outros.

Aurelien Delpoux: Responsável por criar o estúdio de animação dentro da produtora Partizan Paris, em doze anos o diretor foi responsável pela produção de mais de 100 filmes. Entre eles, estão projetos de animações e live action para anunciantes como M&M’s e 7 Up, os quais foram veiculados em televisão, cinema e internet.

O produtor executivo - Douglas Costa é o novo produtor executivo associado da Vetor Zero, responsável pela divisão internacional da produtora, a VZI, para qual trouxe toda sua experiência no mercado estrangeiro. Após fazer um mestrado de cinema e semiótica na Universidade de Sorbonne, Costa iniciou sua carreira na Partizan Midi-Minuit (França), trabalhando na produção executiva ao lado de Georges Bermann. Em seguida, passou a atuar como diretor artístico, elaborando conceitos visuais para as unidades da produtora em Londres, Paris, Nova Iorque e Los Angeles. Também foi integrante de uma geração premiada da Partizan, a qual levou a Palme D’or de melhor produtora em Cannes, em 2003, graças aos filmes “Honda Cog”, de Antoine Bardou-Jacquet e “Nike Angry Chicken”, do coletivo sueco Traktor. Nos anos seguintes, diversos projetos desenvolvidos ao lado dos produtores Robin Accard, Thomas Bertrand e Amanda Stubbs e dos aproximadamente 60 diretores da Patzian foram premiados em festivais como Grammy Awards, BTAA, CLIO, D&AD, Creative Circle, CADS, Dandy Awards, entre outros. No Brasil, durante um ano Douglas Costa foi produtor de conteúdo do programa CQC, do canal Bandeirantes, no período de Eleições e Copa do Mundo de 2010. Também tem passagem de dois anos pela Movie&Art, sendo o responsável pela parceria de representação da Partizan no Brasil – a qual tem como exemplo o filme “Corrida Maluca”, criado pela Y&R para a Peugeot e dirigido por Antoine Bardou-Jacquet.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira