Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/12/2007 - 14:47

Britânicos gastam mais do que podem para manter aparências


Pesquisa calcula em R$ 166 bilhões por ano o dinheiro usado em festas, carros de luxo e roupas de grife.

São Paulo - Os britânicos gastam aproximadamente 45 bilhões de libras (R$ 166,5 bilhões) por ano apenas com o objetivo de impressionar amigos e vizinhos. Em média, cada um gasta 5.874 libras (R$ 21.733,80) além do aconselhável em artigos como roupas de grife, carros de luxo e ocasiões sociais. Mesmo assim, só 19% dos adultos britânicos admitem que gastam mais do que podem para impressionar outras pessoas. A conclusão é de um estudo realizado pelo serviço on-line de monitoramento de crédito CreditExpert.co.uk, pertencente ao grupo Experian.

Mais de um quarto dos britânicos, ou 26%, admite que se sente pressionado a gastar mais porque, na realidade, está embaraçado com sua situação financeira. Por isso, faz mais despesas na frente dos outros, para evitar perguntas desagradáveis. Cerca de 37%, por outro lado, reconhecem que gastam mais do que devem em ocasiões sociais, para preservar a imagem e por medo de não se sentirem aceitos pelo grupo.

Com relação a como gastam dinheiro com esse objetivo, quase a metade - 48% - conta que paga grandes rodadas de bebidas para muitas pessoas. A mesma proporção, de 48%, reconhece que gasta mais do que o planejado em presentes para membros da família e amigos.

Uma proporção de 39% reconhece que exagera nas despesas para impressionar a outra pessoa quando sai com alguém. Com relação ao trabalho, 38% confessam que fazem contribuições maiores do que gostariam para a compra de presentes de aniversário ou lembranças para quem deixa a empresa.

A pesquisa, que ouviu 1.450 pessoas com mais de 18 anos em todas as partes do país, descobriu que 12% dos britânicos gastam mais de 100 libras (R$ 370) por mês acima do que podem em roupas. Os homens admitem que gastam dinheiro demais em carros novos com o objetivo principal de impressionar os amigos. As mulheres são menos sujeitas a esse tipo de tentação.

Adolescentes e adultos jovens (18 a 24 anos) são os mais sujeitos a sucumbir ao desejo de comprar para impressionar outras pessoas. Deles, 41% admitem que gastam mais do que podem por razões sociais, bem mais que a média nacional, de 19%.

A proporção é desigual, dependendo da região geográfica. Os moradores da Escócia, País de Gales e East Midlands são os mais preocupados com a possibilidade de serem considerados pão-duros pelos conhecidos. Este percentual diminui em West Midlands e no Nordeste da Inglaterra. Mas são os moradores de Londres os que apresentam a maior proporção dos que admitem gastar mais do que devem por pressões sociais, 25%.

O diretor-gerente da CreditExpert.co.uk, Jim Hodgkins, declarou: "É espantoso verificar como estamos gastando além da conta apenas para acompanhar outras pessoas. Pode ser bom ser generoso em um bar ou ao sair com alguém, mas devemos gastar porque queremos, não por nos sentirmos pressionados. Gastar além do que podemos por pressão dos outros pode levar ao acúmulo de dívidas, prejudicando as possibilidades de crédito. Pode ser até que percamos o crédito e, assim, a possibilidade de adquirir o carro ou o apartamento com o qual estamos sonhando".

Hodgkins acrescentou: "Um serviço on-line de monitoramento de crédito como o CreditExpert.co.uk pode ajudá-lo a ter controle total de suas finanças, oferecendo sempre um resumo de sua posição com relação às possibilidades de crédito e alertando-o para possíveis modificações. Isso o deixará bem mais confiante com relação a seus compromissos financeiros".

As cinco atividades nos quais os britânicos mais gastam dinheiro acima de suas possibilidades por pressão social (em dinheiro gasto a mais em média por ano, em libras, com conversão para reais): 1. Comprar um carro mais caro (£ 1.624, R$ 6.008) | 2. Roupas (£ 888, R$ 3.285) | 3. Pagar despesas de outra pessoa ao sair (£ 660, R$ 2.442) | 4. Presentes de aniversário, Natal e casamento (£ 600, R$ 2.220 | 5. Jantar em restaurantes mais caros (£ 516, R$ 1.909).

Perfil - A Experian é líder mundial no fornecimento de serviços de informações e análises para organizações e consumidores, com o objetivo de auxiliá-los a gerenciar riscos e obter benefícios de decisões comerciais e financeiras. Combinando instrumentos de informação exclusivos com uma sólida compreensão das pessoas, mercados e economias, a Experian se associa a instituições de todo o mundo para que construam e fortaleçam os relacionamentos com os consumidores e obtenham vantagens competitivas nos mercados nos quais operam. Aos consumidores, A Experian oferece informações críticas para auxiliá-los na tomada de decisões financeiras e sobre aquisições com mais controle e confiança.

Os clientes da Experian incluem instituições financeiras, comércio varejista, empresas de vendas por correspondência, telecomunicações, serviços públicos, empresas de comunicações, seguradoras, indústria automobilística, lazer, grupos de mídia, companhias de comércio eletrônico, imóveis e setores governamentais. O Experian Group Limited está registrado na bolsa de Londres (EXPN). Tem sua sede corporativa em Dublin, na República da Irlanda, e sedes operacionais em Costa Mesa (Califórnia, Estados Unidos) e Nottingham (Reino Unido). No Brasil, sua sede está em São Paulo. Com um volume anual de vendas de US$ 3,5 bilhões, emprega cerca de 13.500 pessoas em 36 países, atendendo clientes em mais de 60 países. | Site: www.experian.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira