Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/02/2014 - 08:40

Toque Compaixão é a nova obra de Edições Loyola

“A linguagem do toque é capaz de criar mais relacionamentos profundos do que a própria linguagem falada e ouvida.”

A fisioterapeuta Kátia Rached Pereira, além de trabalhar em uma clínica, sempre se dedicou ao trabalho voluntário em instituições assistenciais que atendem crianças, adolescentes e adultos em situação de risco. Unir o sentimento de compaixão ao ato de tocar foi o desafio que a impulsionou a pesquisar esse tema, que sempre teve como foco a intenção de aliviar o sofrimento do outro. Suas pesquisas e sua experiência de mais de 25 anos de trabalho voluntário se transformaram no livro Toque Compaixão, publicado por Edições Loyola, que tem o propósito de auxiliar pais, professores e voluntários de instituições assistenciais que têm a intenção de ajudar e compreender crianças, jovens e adultos vulnerabilizados.

Neste livro, a autora revela que a tentativa de ajudar o próximo nessas instituições possibilitou-lhe perceber as mudanças obtidas quando as pessoas eram tocadas. “O Toque Compaixão não é um método de trabalho, mas uma ação que estimula as pessoas a respeitarem a si próprias e ao outro”, ressalta Kátia.

“Podemos tocar com compaixão a todos que desejam, ou que estão passando por algum sofrimento. O Toque Compaixão revela uma afetividade que até então relutávamos em descobrir. Essa afetividade é demonstrada pelos nossos gestos, os quais são capazes de destruir barreiras, estimulam o respeito mútuo, elevam a autoestima e a autoconfiança. O segredo está na simplicidade e na naturalidade do gesto”, destaca a autora.

A obra apresenta ilustrações em vários capítulos e reflexões fundamentais sobre os estudos realizados pela autora. São, também, apresentados três importantes relatos de pessoas que participaram de experiências com o Toque Compaixão. O desfecho do livro traz dicas para estimular a criatividade do educador que pretende realizar o Toque Compaixão com um grupo de crianças.

A autora: Kátia Rached Pereira, nascida em São Paulo em 1958, casada, mãe de cinco filhos, formou-se em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) em 1978.

Em sua profissão, dedica-se aos cuidados de pessoas com déficits neurológicos e problemas ortopédicos. Na área de reorganização corporal e psicocomportamental, fez cursos de especialização na França, nos quais o foco é a pessoa humana como um todo.

Participou de vários projetos como voluntária, tendo vivenciado experiências gratificantes, algumas das quais trazidas para este livro. Foi colaboradora do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da Unicamp, onde atuou em projetos de formação de professores do Programa de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Proepre). Coordena um projeto social (Associação Anhumas Quero-Quero) que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em Campinas (SP). A criança sempre foi sua maior preocupação, pois acredita que se a semente for bem plantada e cuidada, dela germinarão bons frutos.

Toque Compaixão | Autora: Kátia Rached Pereira | 152 Páginas: 152 | Formato: 21 x 23 cm | Preço: R$ 40,00 [www.loyola.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira