Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/02/2014 - 08:53

Tecnologia inovadora vai separar urânio do fosfato em Santa Quitéria


Primeiros testes foram realizados em laboratórios.

As Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em parceria com o Instituto de Engenharia Nuclear – IEN concluíram o desenvolvimento de uma rota tecnológica capaz de separar o urânio do fostato aproveitando o máximo dos dois elementos. Um contrato foi assinado, no mês passado, entre a INB e a Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN para regularizar o registro da patente/propriedade da tecnologia.

A descoberta foi consequência de um estudo de cinco anos realizado pelos pesquisadores José Waldemar Silva Dias da Cunha e Glória Regina da Silva Willdhagen, com suporte da equipe do IEN e da INB. Os testes foram realizados primeiramente em laboratórios das duas instituições e a eficácia do processo foi comprovada após um teste de mais de 1.000 horas contínuas, na planta piloto construída na unidade da INB no município de Caldas/MG.

Na jazida de Santa Quitéria, no Ceará, o minério de urânio se encontra associado ao fosfato e para realizar a sua exploração foi criado o Consórcio Santa Quitéria, uma parceria entre a INB e a empresa Galvani. O projeto prevê a instalação de um Complexo Mínero-industrial que visa a extração, beneficiamento e separação dos dois elementos. Serão duas unidades industriais. Em uma serão fabricados fertilizantes fosfatados e fosfato bicálcio (ração animal). Em outra se produzirá yellowcake – concentrado de urânio.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira