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12/02/2014 - 08:09

Coca-Cola Brasil e FSG realizam encontro sobre valor compartilhado


O apresentador Luciano Huck, o presidente Xiemar Zarazúa e Mark Kramer participaram de evento intersetorial da Coca-Cola Brasil para discutir ações com impacto positivo nos negócios e na sociedade

Encontro intersetorial explorou o impacto gerado pelas iniciativas em que a sociedade ganha e a empresa também. Evento marca a parceria da Coca-Cola Brasil com a consultoria liderada por Michael Porter e Mark Kramer, para identificar novas oportunidades de valor compartilhado. Experiência com a plataforma Coletivo Coca-Cola motivou a empresa a fomentar a discussão sobre o tema.

Rio de Janeiro – A Coca-Cola Brasil e a consultoria FSG realizaram pela primeira vez no dia 11 de fevereiro(terça-feira), no Rio, um encontro intersetorial para explorar o impacto gerado pelas iniciativas de valor compartilhado, modelo de negócio em que a sociedade ganha e a empresa também. O presidente da Coca-Cola Brasil, Xiemar Zarazúa, e o sócio da FSG, Mark Kramer – que criou, com o economista Michael Porter, o conceito de valor compartilhado – conduziram os debates com cerca de 200 representantes de empresas, governo e sociedade civil.

O encontro marca o início da parceria da Coca-Cola Brasil com a consultoria FSG, que tem como objetivo ajudar organizações a criarem impacto social em larga escala. Com essa parceria, a empresa vai identificar novas oportunidades, dentro de sua cadeia de valor, para o desenvolvimento de iniciativas de valor compartilhado. Desde 2009, a Coca-Cola Brasil realiza ações de valor compartilhado por meio de sua plataforma Coletivo. Segundo Kramer e Porter, trata-se de um conceito de modelo de negócio em que as empresas buscam encontrar formas de aumentar a competitividade e rentabilidade por meio da resolução de problemas sociais.

Xiemar Zarazúa, presidente da Coca-Cola Brasil, recebe Mark Kramer, o criador do conceito de valor compartilhado, em evento no Rio

“Entendemos que a Coca-Cola Brasil tem um imenso potencial de gerar impacto social em larga escala, devido a sua importante cadeia de valor, alta capilaridade e capacidade de conexão com as pessoas. Por isso, acreditamos que, é possível gerar oportunidades de negócios e ao mesmo tempo melhorar as condições de vida nas comunidades onde operamos”, afirma Xiemar Zarazúa.

Para Kramer, mais do que tentar mitigar problemas sociais, as empresas devem buscar criar oportunidades de negócio e soluções inovadoras para resolver questões reais. “Todas as empresas têm oportunidades de desenvolver o valor compartilhado em seus negócios. Se todos os setores da sociedade se unirem, trocarem experiência e conhecimento, numa agenda comum, o impacto pode ser ainda maior”, conclui.

A FSG irá ainda identificar o impacto das ações de valor compartilhado da Coca-Cola no Amazonas, como o Coletivo Floresta, e qual o potencial delas como catalisadoras do desenvolvimento socioeconômico na região. Historicamente, o Amazonas, que conta com a fábrica de concentrados da empresa, tem um papel de destaque nas ações da Coca-Cola Brasil. O objetivo é gerar impacto social, ambiental, cultural e econômico em larga escala, em uma das regiões mais importantes do mundo.

Nos últimos cinco anos, o Coletivo vem transformando a vida de milhares de pessoas por meio de toda a cadeia de valor da empresa. Atualmente, existem sete modalidades diferentes do Coletivo (Varejo, Logística e Produção, Empreendedorismo, Reciclagem, Artes, Excelência em Eventos e Floresta) e 550 unidades em operação em 150 municípios. O projeto já impactou cerca de 70 mil pessoas, empoderando especialmente jovens e mulheres de baixa renda, oferecendo treinamento técnico, valorização da autoestima e acesso ao mercado.

Perfil - O Sistema Coca-Cola Brasil atua em oito segmentos do setor de bebidas não alcoólicas - águas, chás, refrigerantes, néctares/refrescos, energéticos, isotônicos e lácteos, com uma linha de mais de 125 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. Formado pela Coca-Cola Brasil e 12 grupos fabricantes brasileiros, emprega diretamente 66 mil funcionários, gerando cerca de 600 mil empregos indiretos. Os investimentos do Sistema Coca-Cola Brasil para 2013 serão de R$ 2,6 bilhões. No período 2012 a 2016, o total investido será de R$ 14,1 bilhões, 50% superior ao montante investido entre 2007 e 2011. A sustentabilidade é um compromisso da Coca-Cola Brasil e se reflete na forma como a empresa e seus fabricantes lidam com as pessoas e com o meio ambiente. O índice de uso de água da Coca-Cola Brasil, por exemplo, é um dos melhores do mundo: 1,87 litros de água para cada litro de bebida produzido - menos da metade do volume utilizado 13 anos atrás. Na reciclagem, a Coca-Cola Brasil desenvolveu, através do Instituto Coca-Cola Brasil, o programa Coletivo Reciclagem, anteriormente conhecido como "Reciclou, Ganhou" que, desde 1996 colabora para que o País seja um dos mais eficientes na reciclagem de materiais. Hoje, 98% das latas de alumínio e 56% das garrafas PET são recicladas.|Sites: www.institutococacolabrasil.com.br e www.cocacolabrasil.com.br.

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