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12/02/2014 - 08:50

Brasileiro bate recorde no consumo de livros nos últimos 6 meses de 2013, aponta Nielsen

Semana que antecedeu o Natal de 2013 atingiu maior número absoluto de exemplares vendidos no período medido pelo BookScan, atingindo a marca de mais de 1.270 milhões unidades.

São Paulo, Brasil – Os meses de novembro e dezembro de 2013 concentraram o maior volume de vendas já registrado no histórico de estudos do BookScan, desde que a Nielsen [www.br.nielsen.co], provedora global de informações e insights sobre o que o consumidor assiste e compra, iniciou a mensuração do mercado editorial no Brasil. As três primeiras semanas de dezembro atingiram o dobro da média anual em comercialização de livros, com 1.270 milhões unidades em uma única semana.

De acordo com Alexei Rakowitsch, analista de mercado da Nielsen Brasil, a Black Friday e o Natal contribuíram para esse cenário. “Um ponto interessante é que, apesar de existir uma grande demanda de livros na época do Natal, tendo em vista que este é um produto 'presenteável', houve uma redução de investimento de aproximadamente 10% entre os meses de novembro e dezembro de 2013, que está diretamente relacionada a promoções de Natal, passando de R$ 38,05 para R$ 36,50, respectivamente”, afirma o analista. Tal fator fez com que o crescimento em número de exemplares vendidos (quase 70%) seja proporcionalmente maior que o crescimento da receita (quase 52%).

Além disso, a semana 51, que contém as vendas do Natal, atingiu a maior variedade de títulos diferentes vendidos em uma única semana: quase 62 mil ISBNs distintos.

Já a semana 48, que inclui as vendas da Black Friday, foi a que apresentou o menor preço médio histórico de 2013: R$ 33,78. “O consumidor brasileiro é muito sensível ao preço e isso fica evidente em semanas em que o preço teve redução. Por isso, vale uma reflexão: se o preço médio de Natal fosse equiparado a Black Friday, será que apenas se perderia receita ou as vendas aumentariam na mesma proporção?”, pontua o analista.

Esses cenários ilustram segmentos diferentes de consumidores: os Light Buyers, que compram cerca de três ou quatro unidades por ano, quase sempre unidades pontuadas entre os best sellers; e os Heavy Users; que investem mais pesadamente na categoria e não compram, necessariamente, somente livros em destaque. Esses dois grupos ajudaram a impulsionar o número de exemplares e a variedade de títulos, além das possíveis campanhas de livrarias e editoras no último bimestre de 2013.

Lembrando que as livrarias colaboradoras da Nielsen representam cerca de 50% de tudo o que é comercializado no Brasil.

O BookScan chega ao Brasil, primeiro país da América Latina a recebê-lo, com uma bagagem de quase 160 anos de experiência na análise do segmento livreiro. Reconhecida no mundo todo e incorporando a expertise dos criadores do ISBN (International Standard Book Number), a solução Bookscan já atua em nove países. Aliado ao conhecimento e tradição global, a solução Bookscan Brasil conta também com a parceria do I-Supply, para o fornecimento das informações bibliográficas.

Perfil - Nielsen Holding N.V. (NYSE: NLSN) é uma empresa global de informação e pesquisa com posições de liderança nos mercados de marketing e informação do consumidor, televisão e mensuração de outros meios de comunicação, inteligência online e pesquisa de celulares. A Nielsen está presente em, aproximadamente, 100 países, com sedes em Nova Iorque, EUA, e Diemen, Holanda - Países Baixos. |www.nielsen.com.

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