Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/02/2014 - 08:52

Folia, sim; dívida, não

Wilson Justo, Diretor de Marketing da Sorocred, explica que, com planejamento financeiro, é possível se divertir sem comprometer o orçamento.

Com a chegada do Carnaval e de mais um feriado prolongado, o fantasma do descontrole financeiro passa a rondar novamente a vida dos brasileiros. Com muitas oportunidades de lazer, como viagens, festas populares e reuniões familiares ou com amigos, as despesas podem aumentar consideravelmente. Portanto, cuidado, faça um planejamento financeiro para esse período e evite que o seu pós-carnaval vire um samba das lamentações.

Para Wilson Justo, Diretor de Marketing da Sorocred, a organização e a disciplina continuam sendo as melhores conselheiras mesmo para quem deseja curtir a folia ou um merecido período de descanso. “Elaborando uma previsão de gastos detalhada, o indivíduo pode se divertir sem contrair novas dívidas”, afirma. E para os que pretendem gastar um pouco mais, Justo é categórico. “As despesas fixas não se dispersam como as escolas de samba na avenida. Elas são permanentes e devem ser honradas com pontualidade”, diz.

O executivo dá agora algumas dicas para curtir a folia de forma consciente: se decidir viajar, independentemente do destino, lembre-se que as passagens aéreas e os pacotes em geral sofrem alterações de preços constantes e tendem a aumentar de valor em altas temporadas. “Se possível, realize os pagamentos das passagens ou estadia antes da viagem. Assim, ficam somente as boas lembranças quando você retornar”, orienta Justo;

. Concentre as suas despesas em um único cartão de crédito, preferencialmente. “Além de mais seguro do que transitar com dinheiro vivo, você centraliza o pagamento das contas em uma única data e ainda tem maior controle do quanto gastou”, aconselha;

. Estipule um valor para gastos diários e controle seu orçamento. “Não gaste mais do que o planejado, pois o dinheiro pode acabar antes do fim do feriado. Faça uma reserva de um valor específico para a viagem ou festa popular e desafie-se a usar somente o estabelecido. É divertido! Você pode compartilhar isso com o seu grupo familiar ou de amigos e propor que todos tenham objetivos de gastos”, sugere o executivo.

. Outra forma de economizar é reduzir o tempo que você pretende ficar conectado às mídias digitais. Nesta época do ano, os contatos se intensificam e as despesas com internet, por exemplo, podem dar um salto significativo. “Procure evitar acessar suas conexões digitais de forma exagerada. Uma opção é utilizar as ferramentas menos onerosas, como WhatsApp e outros programas similares disponíveis no mercado”, recomenda.

. E se está sem dinheiro, o melhor é optar por programas mais caseiros ou então conhecer os atrativos turísticos que a sua cidade oferece e que a sua rotina atribulada de trabalho não permite usufruir. “Tomar um empréstimo pessoal ou utilizar o cheque especial demasiadamente, apenas para subsidiar um momento de lazer, não é uma atitude inteligente. Linhas de crédito são excelentes caminhos quando se tem um objetivo maior, como a compra de um carro, um financiamento de um imóvel ou de um bem durável ou resolver um imprevisto relacionado à saúde, por exemplo. Por mais que a parcela do empréstimo aparentemente caiba no seu bolso neste momento, um impulso nesse sentido pode abalar as suas finanças por muitos meses ou até anos”, alerta Justo.

A Sorocred -Fundada em 1990, a Sorocred é especializada em produtos e serviços voltados para a nova classe média brasileira. São mais de 30 modalidades entre cartões, linhas de crédito, investimentos e seguros.

. Central de relacionamento pelo telefone 0800 55 55 15 (24 horas por dia, sete dias por semana) ou no site www.sorocred.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira