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Cultura é maior atração de Belo Horizonte

No aniversário de 109 anos de Belo Horizonte, ministro Walfrido dos Mares Guia fala sobre plano para incrementar o turismo e que aponta os principais atrativos da capital mineira.

O consultor e urbanista catalão Josep Chias concluiu um planejamento para incentivar o turismo em Belo Horizonte. O estudo, que levou dez meses para ser executado, foi apresentado ao prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, e ao ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, que encomendou o plano.

Antes da missa pelos 109 anos da capital mineira, na catedral da Boa Viagem na segunda-feira (11), o ministro informou que o trabalho revela uma vocação pouco explorada da capital mineira para o turismo cultural. "Até agora, tínhamos conhecimento do potencial de Belo Horizonte para o turismo de negócios", disse Mares Guia. "Isso é natural numa cidade com as características de Belo Horizonte, situada num estado industrializado, com boa rede hoteleira e bons centros de convenções".

O trabalho identifica a produção musical e cênica da cidade, a gastronomia, a arquitetura e a identidade do belo-horizontino como alguns diferenciais que deverão ser explorados.

"É uma cidade moderna e avançada, que evidencia o jeito mineiro de ser, que valoriza a vida ao ar livre e que possui forte lastro cultural", destacou. Chias citou ainda a proximidade com Ouro Preto e a região das grutas da Lapinha, Rei do Mato e Maquiné, além da Serra do Cipó, como fatores de atração para a capital mineira. "Quem visita Ouro Preto, por exemplo, pode passar dois ou três dias em Belo Horizonte, pois encontrará boas opções de lazer, cultura e contemplação", afirma o ministro do Turismo, que destaca ainda o Caci, em Brumadinho, como uma atração de categoria internacional.

Walfrido lembrou que Belo Horizonte já possui receptivo para o turismo ecológico e de aventuras. "Essas atividades podem ser praticadas a menos de 80 quilômetros da capital. Um bom exemplo é a Serra da Moeda", destaca. À noite, as pessoas podem ir às compras, conhecer nosso estilo de vida, nossa gente e nossa identidade. O pacote é completo. Falta apenas ‘vender’ essas atrações, completa.

O planejamento realizado pelo espanhol, denominado Plano Horizonte, prevê um aumento de gastos com o turismo em Belo Horizonte da ordem de 25% em quatro anos. Seriam gerados em torno de R$ 130 milhões por ano, atingindo R$ 520 milhões ao final de 2010. O incremento da atividade turística deverá abrir 4.000 empregos diretos por ano. De acordo com Josep Chias, a meta é que cada brasileiro que visitar a cidade permaneça por três dias e gaste, em média, R$ 180 por dia. Já os estrangeiros poderiam gastar R$ 400 por dia. | Por: AE/Business Wire Latin America

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