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13/02/2014 - 08:19

Comércio de Ribeirão Preto registra alta de 1,95% nas vendas em 2013

Desempenho é considerado "morno" em ano de notícias negativas na economia brasileira.

Mesmo com altos e baixos, o ano de 2013 acabou fechando no azul para o comércio de Ribeirão Preto (SP). No acumulado do ano, o aumento médio das vendas foi de 1,95% na comparação com 2012. É o que aponta a pesquisa Movimento do Comércio, realizada pelo Sincovarp – Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região.

Setorial – Ao longo de 2013, apenas o setor de Tecidos/Enxoval apresentou variação negativa nas vendas (–1,56%). Os demais segmentos pesquisados tiveram melhor desempenho, com destaque para o de Eletrodomésticos (+6,26%), seguido por Vestuário (+3,43%), Livraria/Papelaria (+1,69%), Cine/Foto (+1,43%), Móveis (+1,39%), Ótica (+1,33%), Presentes (+0,89%) e Calçados (+0,59%).

Emprego - A pesquisa também aponta que, em 2013, a oferta de postos de trabalho cresceu, em média, 5,95% no comércio de Ribeirão Preto. O setor que mais contratou foi o de Eletrodomésticos (+15,22%), seguido por Tecidos/Enxoval (+14,78%), Vestuário (+13,57%), Livraria/Papelaria (+12,23%), Presentes (+2,89%) e Calçados (+2,27%). Apenas os setores de Cine/Foto e de Ótica, não realizaram novas contratações, sendo que, este último, teve redução de -4,76% em seus quadros funcionais.

Modalidades de pagamento – Os pagamentos com cartão de crédito continuaram como destaque em 2013, sendo responsáveis por 47,85% das transações. As vendas à vista tiveram uma participação de 36,79% enquanto a modalidade de pagamentos a prazo – cheques pré-datados ou carnês – correspondeu a 15,36% das vendas concretizadas no Comércio de Ribeirão Preto.

O setor de Ótica foi o que mais realizou vendas por cartão de crédito, 59,54% do total. O segmento com maior participação de vendas à vista foi o de Livraria/Papelaria, 60,33%, em média. Já o setor de Móveis foi o que mais comercializou a prazo, 25,35% das transações.

Segundo o economista do Sincovarp, Marcelo Bosi Rodrigues, responsável pela pesquisa, 2013 foi um ano ‘morno’ em que acreditava-se num crescimento mais intenso do PIB brasileiro que foi, mês a mês, sendo revisto para baixo. “Neste cenário, no geral, o resultado médio apresentado pelo comércio de Ribeirão Preto foi satisfatório e, para os setores específicos do varejo que tiveram vendas acima da média, o resultado foi excepcional. Olhando para a economia regional, o que se observou foi a abertura de um grande número de estabelecimentos comerciais na cidade, o que contribui para uma maior disputa pelo dinheiro do consumidor”, analisa.

Ainda de acordo com o economista, o resultado do ano poderia ter sido melhor, no entanto, o índice positivo indica que o mercado está apto a absorver as empresas que abriram, com a ressalva de que a concorrência ficará ainda mais acirrada. “Infelizmente, apesar de estarmos às vésperas da Copa do Mundo, as perspectivas para 2014 não são as melhores. A economia padece de muitos problemas, a maioria decorrente da falta de investimentos em infraestrutura. Além disso temos um cenário econômico internacional indefinido, o dólar em alta, os juros e a inflação pressionando para cima e as contas públicas deterioradas. Para piorar, este é um ano eleitoral, o que não contribui para que as decisões sejam tomadas com critérios técnicos e sim políticos. A palavra de ordem para o momento é incerteza o que não deixa o consumidor a vontade para ir às compras”, finaliza Rodrigues.

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