Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/12/2007 - 15:31

No Platts Energy Podium, o Ministro da Energia Bodman diz-se preocupado com o estoque de petróleo

Washington - O Ministro da Energia dos EUA Samuel Bodman disse que pediu aos ministros da OPEC para levar em consideração o estoque de petróleo abaixo do normal das nações membros da Organization of Economic Cooperation and Development (Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico) ao decidirem esta semana se a produção de petróleo deve ser aumentada.

"Eu pedi aos ministros que fizessem uma avaliação da situação e eles concordaram", Bodman declarou aos repórteres no Platts Energy Podium em Washington. "Agora, quanto à decisão que será tomada, só depende deles, e não de mim".

Bodman reconheceu, no entanto, que qualquer decisão da OPEC em aumentar a produção durante a reunião em Abu Dabi na quarta-feira irá ajudar o aperto do mercado causado pelo baixo nível do estoque de petróleo.

Os ministros da OPEC sugeriram que o recente declínio dos preços do petróleo pode indicar que o mercado mundial não necessita de uma maior produção. Mas Bodman acredita que o preço do petróleo "ainda está muito alto" e que continuará a incentivar os produtores a manter o mercado com bastante suprimentos.

Por outro lado, o Ministro disse que o relatório do governo dos EUA divulgado na segunda-feira que conclui que o Irã parou de trabalhar em um programa suspeito de armas nucleares quatro anos atrás, provavelmente não irá baixar o preço do petróleo ao reduzir a preocupação do mercado com a possível interrupção do fornecimento caso a ONU resolva punir o Irã.

Bodman disse também não estar preocupado com as sugestões de alguns dos ministros da OPEC de que o preço do petróleo deve ser cotado em euros e não em dólar devido à queda do valor do dólar". "Eu me preocupo com muitas coisas, mas essa não é uma delas", ele disse.

Ele demonstrou surpresa com a contínua resistência da economia americana diante do alto preço do petróleo e disse que talvez a razão seja que o país está mais voltado para os serviços e menos dependente do petróleo do que antes.

Mesmo assim, ele disse que o efeito do alto preço do petróleo na economia dos EUA "é um motivo real de preocupação", acrescentando que "isso causará algum prejuízo no futuro". | www.energypodium.platts.com | Por: PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira