Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/02/2014 - 06:33

Hemorio lança campanha Vista a Fantasia da Solidariedade


Objetivo da ação é ampliar o número de coleta de bolsas de sangue durante o período do Carnaval.

A Secretaria de Saúde e o Hemorio lançaram no dia 13 de fevereiro (quinta-feira), a nova edição da campanha Vista a Fantasia da Solidariedade. A ação tem o objetivo de manter a média de 300 doadores diários e alertar à população sobre os riscos da falta de doações no Carnaval. As coletas de bolsas de sangue chegam a cair 70% durante os dias de folia.

A campanha anualmente conta com o apoio de artistas como Anitta, Fábio Porchat, Elke Maravilha e Carol Castro. Ritmistas e passistas da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro compareceram ao Hemorio em apoio à ação, que chega a sua 11a edição.

“É importantíssima a atitude do carioca de doar sangue. A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que 3 a 4% da população doe sangue, e aqui no Rio de Janeiro temos um pouco menos de 2%. Precisamos incentivar as doações, porque este sangue pode ser usado até para um parente de qualquer um de nós. Doar sangue é salvar vidas” disse o secretário de Saúde, Marcos Musafir.

De acordo com a diretora-geral do Hemorio, Simone Silveira, a iniciativa busca ampliar seu estoque de sangue para atender a possíveis demandas emergenciais no feriado prolongado.

“Antecipamos a ação na tentativa de coletar nas semanas anteriores aquilo que coletaríamos nos dias de Carnaval. O Hemorio atende a cerca de 180 hospitais da rede, que inclui grandes emergências, maternidades e UTIs”, explicou a diretora.

Jovens conscientes -Estudante de Direito, Breno Cid Salgado, de 19 anos, doou sangue junto com dez colegas de turma, que participam de um trote solidário.

“Ações como esta são muito bem-vindas. Espero que as pessoas se conscientizem mais de que é importante doar sangue. Sugiro que campanhas sejam realizadas também nas escolas e em universidades”, afirmou o jovem.

Também estudante de Direito, Daniella Félix Teixeira, de 19 anos, doou sangue pela primeira vez. A jovem vai incentivar familiares e amigos a fazer o mesmo nas semanas que antecedem o Carnaval.

“É uma época com muitos turistas do Brasil e do exterior no Rio de Janeiro. Acho que temos que doar para aumentar os estoques e evitar situações de falta de sangue”, disse a estudante.

Coleta Móvel na Tijuca- Musa do Salgueiro há 3 anos, Milena Nogueira compareceu ao centro de coleta para divulgar a campanha junto com os ritmistas e passistas da escola. Nesta sexta-feira (14/2), haverá coleta móvel na quadra da Acadêmicos do Salgueiro, entre 9h e 15h. O espaço fica na Rua Silva Teles, 104.

– Não custa nada salvar uma vida. Viemos aqui com o coração. Participo da ação há alguns anos. Vamos receber uma unidade volante amanhã na quadra do Salgueiro e esperamos que muitas pessoas nos visitem e doem– afirmou Milena.

O Hemorio fica na Rua Frei Caneca , 08, no Centro do Rio, ao lado do Campo de Santana. O hemocentro funciona todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira