Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/12/2007 - 15:34

São Paulo recebe dois cursos internacionais: Gastronomia com Alain Ducasse e Hotelaria de Lausanne

A Estácio Participações, através do Centro Universitário Uni-uniradial, lança, em dezembro de 2007, o endereço paulistano de seus consagrados cursos.

Há cerca de um ano, a Estácio Participações assinou dois convênios que abriram as portas no mercado de trabalho internacional para os estudantes das áreas de gastronomia e hotelaria. No Rio de Janeiro, a aceitação foi surpreendente. Em São Paulo, espera-se o mesmo. As aulas terão início em abril de 2008 e os graduados dos dois cursos poderão contar com chancelas reconhecidas mundialmente: a primeira é a École hôtelière de Lausanne - uma das escolas de hotelaria mais importantes e antigas do mundo, fundada em 1893 – que atualmente conta com cerca de 25 mil ex-alunos trabalhando em hotéis espalhados por todo o globo. A École hôtelière de Lausanne certifica cursos de hotelaria em universidades da Malásia, Líbano, México, China e Dubai (UAE), mas o curso de hotelaria da Estácio de Sá, no Rio, foi o primeiro da América do Sul a qualificar os alunos com seu diploma. A segunda parceria foi firmada com a escola Alain Ducasse Formation (ADF), desta vez em benefício dos alunos do curso de gastronomia. A partir de 2008, em São Paulo e no Rio, os alunos de gastronomia passarão a ter a certificação global da escola de Alain Ducasse – o chef mais estrelado do mundo.

Campus SP - Em São Paulo, o novo campus, instalado no bairro de Moema, será inaugurado oficialmente em abril de 2008, quando finalizar a reforma e adaptação do prédio aos conceitos e métodos de Lausanne e ADF. As duas instituições enviaram ao Brasil engenheiros e técnicos que, em parceria com os brasileiros, implantarão, para a gastronomia, laboratórios com áreas para pré-preparo e cocção organizados em 10 ilhas para até 4 alunos, áreas destinadas à panificação e confeitaria, sala de eventos e a inédita sala de degustação de vinhos, e, para a hotelaria, bar-laboratório e uma reprodução de quarto de hotel, para exercícios práticos. O cuidado com a alta qualidade dos equipamentos, utensílios e ingredientes que já é desenvolvido nos cursos do Rio de Janeiro se concretizará com a parceria de grandes marcas de fornecedores para montar e abastecer as duas escolas em São Paulo.

A estimativa da Estácio para o primeiro semestre é estrear os cursos com 130 alunos, em abril. Em agosto, a expectativa é de ter atingido entre 220 e 260 alunos, ou seja, cerca do dobro do começo. As mensalidades ficarão em torno de R$ 1.500 para a Gastronomia e R$ 860 para a Hotelaria.

Experiência carioca - “Um dos objetivos do convênio é preparar o aluno para atuar não apenas no Brasil, mas sobretudo no mercado internacional. Queremos que São Paulo seja um pólo de exportação de mão-de-obra altamente qualificada. Investimos na didática e na qualificação de professores na Suíça, promovemos intercâmbios além de programas de estágios no exterior. Nossa meta é tornar o aluno um cidadão do mundo”, explica o diretor da graduação em Hotelaria na Estácio, Jayme Drummond

No caso de Lausanne, segundo Drummond, a cada semestre dois professores de lá virão ao Brasil ministrar aulas em inglês durante uma semana e todos os docentes da universidade brasileira fizeram cursos de formação na Suíça para darem as aulas. Ao término do curso de três anos e meio, os graduados receberão diploma de diploma de nível supeiror da Uni-radial e outro internacional emitido pela Escola de Hotelaria de Lausanne.

Histórico do curso de hotelaria - O curso de Hotelaria da Estácio de Sá foi criado em 1979 e hoje conta com 500 alunos. Anualmente, formam-se cerca de 80 profissionais com 100% deles empregados no mercado de trabalho. Gerentes de grandes hotéis do Brasil e do mundo passaram pela escola: Guilherme Costa (Gerente Geral do Ritz Four Seasons Lisboa), Alexandre Dzelme (Diretor de Vendas e Marketing do Hotel Rey Juan Carlos Barcelona), Andréa Natal (gerente geral de operações do Copacabana Palace). Entre os professores, mais de 15 gerentes de hotéis do Rio como: Letícia Bezerra de Mello, diretora de marketing da Rede Othon; Cristina Secchin, diretora de recursos humanos do JW Marriott Rio de Janeiro; Eduarda Ketzer, gerente de Alimentos e Bebidas do Copacabana Palace; Jayme Drummond, representante no Brasil do Four Seasons George V Paris; Alessandro Ghio, gerente de sistemas da Rede Pestana, entre outros.

No Curso de Gastronomia, o aprendizado acumulado com a dupla certificação, através da parceria exclusiva no Brasil com a Alain Ducasse Formation, promete ser o diferencial levado pela Estácio para o mercado paulista. A Alain Ducasse Formation foi fundada em 1999 na cidade de Argenteuil, na França. Lá são ensinadas as técnicas de culinária e serviços para os profissionais que já atuam no mercado de trabalho e para os iniciantes que desejam ingressar no universo gastronômico.

Conhecido pelo seu espírito inovador, Ducasse é uma referência na gastronomia mundial, com mais de dez livros publicados e à frente de restaurantes na América do Norte, Europa e Ásia. No Rio de Janeiro, o chef assina duas disciplinas exclusivas: cozinha de bistrô e cozinhas regionais da França, mas, a partir de 2008, os alunos do Rio e de São Paulo contarão com todo o programa de curso desenvolvido pela equipe técnica da ADF, com o aval do chef Alain Ducasse.

Além da chancela da Alain Ducasse Formation (ADF) e da certificação emitida pela Estácio, no Rio, e pelo Centro Universitário Uniradial, em SP, os estudantes recebem ao final do curso um diploma francês sem precisar sair do Brasil.

“Vamos oferecer aos novos alunos de São Paulo o "savoir faire" do maior mestre da gastronomia contemporânea mundial”, comemora Cláudia Fortes, diretora do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Estácio Participações.

Histórico do curso de gastronomia – Em 2001, o Instituto Politécnico Universitário deu início ao curso de Graduação Profissional em Gastronomia no Rio de Janeiro, nos campi da Barra da Tijuca e Centro, além de Belo Horizonte, inaugurado em 2003. Desde 2006, ano em que foi assinada a parceria com a ADF, cerca de 500 alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Estácio foram orientados pelos grandes mestres da cozinha francesa contemporânea.

A busca por um profundo conhecimento técnico e prático da gastronomia e a exigência do mercado por profissionais altamente capacitados são as principais metas do curso, que tem programa de ensino e corpo docente completamente inseridos nos padrões estabelecidos pela ADF. O corpo docente é composto por um time de primeiro escalão, onde figuram nomes como Alain Jacot, Claude Lapeyre, Juan Bertone, David Eleutério, Gerci Trevenzolli, Jocelen Sodré, Fernando Miranda e Waldeck Rocha, entre outros.

Os laboratórios do Curso Superior de Gastronomia da Estácio de Sá têm equipamentos profissionais que foram especialmente estruturados para atividades acadêmicas. O espaço, que foi totalmente remodelado graças ao aumento da demanda, ganhou no ano passado uma ampliação, ficando com 1000m2 de área. E nesse, em função o início das atividades da ADF, os laboratórios de gastronomia do campus Tom Jobim , na Barra da Tijuca, também foram ampliados.

A duração total do curso é de 2 anos e 6 meses e a grade curricular possui disciplinas de formação geral e matérias práticas. Após a conclusão do curso, o aluno tem a oportunidade de se tornar gestor de negócios, consultor gastronômico, promotor de eventos e chef de cuisine.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira