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14/02/2014 - 07:35

Femagri prevê aumento do consumo mundial de café

Durante coletiva de imprensa da feira, Cooxupé ressalta rigoroso inverno no hemisfério Norte e cidades dos EUA, resultando no aquecimento do setor.

Reforçando o ânimo dos produtores e do setor como um todo, a Cooxupé prevê alta no consumo mundial de café. A afirmação foi feita no dia 12 de fevereiro (quarta-feira), pelo superintendente de Operações e Comercial Mercado Interno, Lúcio de Araújo Dias, durante coletiva de imprensa da Femagri – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas.

“Com certeza, o frio e a neve no hemisfério Norte e em parte dos Estados Unidos vai aumentar a demanda no consumo mundial de café”, disse o superintendente da Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé.

A afirmação foi confirmada por Arquimedes Coli Neto, presidente do Centro de Comércio de Café de Minas Gerais, citando que o consumo vai aumentar, principalmente, pelos asiáticos. O setor já registrou alta de 15% no consumo, em relação ao mesmo período de 2013. A área compreendida pela Cooxupé – sul de Minas Gerais, Cerrado Mineiro e parte do Estado de São Paulo, foi responsável pela produção de aproximadamente 10 milhões de sacas do grão.

Outro principal assunto abordado entre a mesa diretora e a imprensa foi a implantação, a partir desse ano, de uma nova modalidade de crédito para viabilizar as compras dos mais de 11.500 cooperados da Cooxupé. Após adquirir máquina ou equipamento agrícola, o cafeicultor passa pelo Centro de Negócios e já formaliza a compra, cuja moeda de pagamento é a safra. A novidade é que, agora, o parcelamento pode ser feito em três anos, com preços pré-fixados. “Antes, o compromisso era uma única parcela. Agora, estamos trabalhando com essa modalidade nova. Precisamos prorrogar essa dívida para conceder fôlego ao produtor”, afirmou o presidente Carlos Alberto Paulino da Costa.

“O mercado precisa ser dinâmico”, complementou o vice-presidente da cooperativa, Carlos Augusto Rodrigues de Melo. A novidade veio para consolidar o relacionamento entre produtor e fornecedor. No primeiro dia de evento, realizado no dia 12 de fevereiro (quarta-feira), a cooperativa registrou um crescimento de 15% no volume de negócios comparados ao mesmo período do ano passado.

Além de Carlos Paulino, Carlos Rodrigues, Lúcio e Arquimedes, José Eduardo Santos Júnior (superintendente do Desenvolvimento do Cooperado) participaram da entrevista.

História -O presidente da Cooxupé, Carlos Paulino, abriu a coletiva para a imprensa reforçando o motivo da idealização da FEMAGRI. “Foi pensando, primeiramente, em facilitar a negociação entre pequeno produtor e fornecedor.” Entretanto, em mais de uma década, o evento cresceu e evoluiu em qualidade e foco. “A feira, ao longo dos anos, deu espaço para a família. É um lugar de negócios e lazer.” Há, ainda, preocupação ambiental por parte da cooperativa, que desenvolve diversos projetos no setor, em parceria com grandes empresas.

Qualidade -Oferecer um grão de qualidade. Outra preocupação forte da Cooxupé faz parte da hegemonia e tradição da cooperativa. “Em prol da qualidade, avaliações são feitas diariamente. Mesmo porque, depois da feira, os negócios continuam sendo fechados”, disse Carlos Paulino. O mercado brasileiro está exigente, principalmente, em grandes centros, onde o poder aquisitivo é maior. Notamos um aumento significativo no consumo do café gourmet”, completou.

Uma das formas de garantir essa qualidade é o investimento em educação ambiental, no cultivo e no manejo da lavoura, o engajamento da família e na sucessão dos jovens na administração da propriedade rural. Segundo o presidente, em março e abril, há encontros que levam tecnologia ao pequeno produtor, entre outras abordagens.

“Montamos unidades demonstrativas, abordamos tecnologia, promovemos palestras para mulheres e crianças. A esposa do cooperado aprende a fazer contabilidade e a tratar o café. A maioria dos produtores está trabalhando e a mulher está lá, tratando o café”, disse o vice-presidente. “Ano passado, 69 mil pessoas participaram das atividades, durante o ano todo”, pontuou.

O resultado é notório. “Temos o melhor café do Brasil, modestamente falando”, brincou o presidente.

Novidade- Há cinco anos, a Cooxupé tem investido em pesquisas envolvendo óleo de grão verde. Fonte cicatrizante e de promoção da beleza, o produto está sendo lançado com um melhor custo benefício para o mercado”, explicou Carlos Paulino. Para Carlos Augusto Rodrigues, todos sairão ganhando. “Não só as mulheres, mas nós, que estamos ficando muito vaidosos, vamos começar a usar”, riu o vice-presidente da cooperativa.

Femagri 2014 -A 13ª edição da Femagri vai até esta sexta-feira (14/02). Já no primeiro dia, atraiu um público de aproximadamente sete mil pessoas, em um espaço de 107 mil m2, em Guaxupé. A movimentação também foi grande no estacionamento, que recebeu mais de 2.500 veículos.

A FEMAGRI tem como principal meta aproximar os mais de 11.500 cooperados da Cooxupé, visitantes e produtores das novidades de mercado e modalidades que viabilizam a produção e o cotidiano cafeeiro.

13ª Edição da Femagri, até 14 de fevereiro (sexta-feira),das 8h às 18h, Av. Vereador Nelson Elias, 1300b. Bairro Japy – Guaxupé/MG.

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