Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/02/2014 - 07:32

A Indústria Brasileira e as Cadeias Globais de Valor

Qual o papel das empresas brasileiras na produção industrial mundial? Como estamos inseridos nas cadeias globais de valor? Quais são as políticas mais apropriadas para colocar a indústria nacional nas etapas superiores do processo produtivo? O que dificulta a nossa integração e como romper com essa condição? Quais as nossas oportunidades e como devemos explorá-las? Com base em estudos de casos sobre as indústrias aeroespacial, eletrônica e de dispositivos médicos do Brasil e em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), A Indústria Brasileira e as Cadeias Globais de Valor, da Elsevier, procura responder essas questões.

O objetivo é entender como as empresas brasileiras desses setores estão integradas às cadeias mundiais e de que maneira os instrumentos de políticas adotados facilitam ou dificultam essa aproximação. O livro, que também está disponível em formato e-book, busca despertar e aperfeiçoar o debate sobre a relação da indústria brasileira com as cadeias globais de valor, tema importante para se compreender os novos rumos da indústria local e mundial.

As indústrias estão deixando de atuar apenas nos mercados domésticos e tornam-se cada vez mais globalizadas. Nos últimos 50 anos, o mundo tem passado por transformações que afetam significativamente a produção e o comércio internacionais. Empresas e países se especializam não na fabricação de bens, mas nas etapas do processo produtivo.

“Ainda sem consolidar seu lugar na nova geografia da produção mundial, o Brasil precisa rever a estratégia e adaptar políticas. Devemos identificar onde poderemos ter uma função de destaque nas cadeias globais e como aumentaremos a atuação nas fases de maior valor agregado e intensidade tecnológica”, avaliam os autores.

Timothy Sturgeon é Ph.D em Geografia, com especialização em Economia Urbana pela Universidade da Califórnia em Berkeley. Atualmente, é pesquisador sênior do Centro de Desempenho Industrial do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Consultor de organizações internacionais, como Banco Mundial e OCDE, na criação e na implementação de projetos sobre GVCs.

Andrew Guinn é mestre em Planejamento Regional pela Universidade da Carolina do Norte Chapel Hill, onde, atualmente, cursa o programa de Ph.D. É também pesquisador do Centro sobre Globalização, Governança e Competitividade na Universidade de Duke.

Gary Gereffi é Ph.D em Sociologia pela Universidade de Yale. Atualmente, é professor do Departamento de Sociologia da Universidade de Duke e diretor do Centro sobre Globalização, Governança e Competitividade. Consultor de organizações internacionais como OMC, Banco Mundial e OCDE, na criação e na implementação de projetos sobre GVCs.

Ezequiel Zylberberg é mestre em Estudos de Desenvolvimento pela London School of Economics and Political Science. Atualmente, cursa o programa de Ph.D na Said Business School da Universidade de Oxford.

. Editora Elsevier | Categoria: Educação e referência | Formato: Impresso - 16x23 cm/E-book. | 264 Páginas | Preço: R$ 59,90.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira