Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/02/2014 - 08:00

Contagem regressiva para a "Copa das Copas"


Prezados amigos do futebol,

Faltando pouco tempo para o início da contagem regressiva de 100 dias para a Copa do Mundo da FIFA 2014, no próximo dia 4 de março, as 12 cidades-sede estão trabalhando pesado na preparação final antes da chegada das 32 seleções participantes. Em cinco dos 12 estádios, as britadeiras vibram enquanto os operários dão os últimos retoques. O Brasil agora avança definitivamente em alta velocidade.

As pessoas nas cidades já começam a ver uma maior promoção do torneio por parte dos nossos parceiros comerciais e esse entusiasmo, que cresce a cada dia, nos deixa muito felizes. É igualmente interessante ver os funcionários do Comitê Organizador Local, da FIFA e das cidades-sedes trabalhando incansavelmente, determinados a fazer do Brasil 2014 a "Copa das Copas".

É possível não apenas ver como também sentir que o clima de Copa do Mundo chegou para ficar, o que me deixa ainda mais empolgado para retornar ao Brasil neste domingo. A enorme procura por ingressos, principalmente por parte dos brasileiros, mas também por torcedores do mundo inteiro, apenas reforça o significado, para qualquer amante do futebol, de se vivenciar uma Copa do Mundo no país pentacampeão mundial.

Considerando que cerca de 80% das solicitações foram feitas por residentes do país-sede, não há dúvida de que a experiência que os torcedores terão nos estádios será bem brasileira. Isso é uma motivação e tanto. Afinal, todos se lembram da atmosfera fantástica que marcou a Copa das Confederações da FIFA. Ao mesmo tempo, gostaria de alertar novamente os torcedores que ingressos legítimos só podem ser adquiridos através do FIFA.com. Infelizmente, pessoas inescrupulosas estão aproveitando a enorme demanda por bilhetes para enganar consumidores em plataformas ilegais na internet, levando-os a comprar ingressos "autênticos" que essas organizações simplesmente não possuem.

Além disso, estamos monitorando de perto o andamento das obras em Curitiba a fim de avaliar a situação da sede. Conforme prometido, comunicaremos nossa decisão final às seleções no dia 18 de fevereiro, quando terá início em Florianópolis o Workshop das Seleções. O governo brasileiro, as autoridades municipais e estaduais, a FIFA e o COL estão buscando soluções para ajudar a sede a recuperar o atraso e, como esperamos, garantir que uma cidade tão especial em termos de sustentabilidade e paixão pelo futebol continue a fazer parte da Copa do Mundo da FIFA.

No entanto, nenhuma das 12 cidades pode se dar ao luxo de pisar no freio e relaxar – ainda há muitos ajustes por fazer. Os gramados, em particular, devem estar em excelentes condições quando a FIFA assumir os estádios 21 dias antes da primeira partida no respectivo local. Esse ponto é fundamental, porque todos nós queremos ver os jogadores exibindo seu melhor futebol e, para isso, é preciso que os campos apresentem as melhores condições possíveis ao longo dos 64 jogos. E em nenhuma sede, bem como em nenhum momento, a segurança está ou estará comprometida. Essa é definitivamente a nossa maior prioridade.

As 32 seleções, que estarão reunidas em Florianópolis entre terça e quinta-feira da semana que vem, enfim já sabem onde irão treinar e ficar concentradas durante a competição. As equipes participantes estão se preparando para o que promete ser um excepcional espetáculo de futebol entre os dias 12 de junho e 13 de julho de 2014. O workshop das seleções é o último grande evento a ser realizado no Brasil antes do Congresso da FIFA em São Paulo, nos dias 10 e 11 de junho, quando será concluído o processo de reforma da FIFA. No dia seguinte, 12 de junho, será disputada a partida de abertura do Brasil 2014 na Arena de São Paulo.

Tem sido maravilhoso ver que os estádios brasileiros estão batendo novos recordes de público. Isso prova que a modernização da infraestrutura de futebol do país foi crucial para atrair os torcedores de volta aos estádios – e isso ajuda a impelir a qualidade do Campeonato Brasileiro a níveis ainda mais altos. É um paradoxo que um país tão apaixonado por futebol e que registrou altíssimos índices de audiência televisiva nas últimas décadas tenha visto, ao mesmo tempo, um número tão moderado de pessoas nos estádios. O recente avanço é definitivamente parte do legado da Copa do Mundo da FIFA. E ele também deve ajudar a estimular ainda mais o futebol masculino e feminino no Brasil.

Internacionalmente, a febre da Copa do Mundo tem se espalhado por todo o mundo graças ao Tour do Troféu, apresentado pela Coca-Cola, que já visitou 67 países até o momento. Estou impressionado com o impacto que o troféu da Copa do Mundo da FIFA tem sobre as pessoas, seja um torcedor comum ou um chefe de estado.

É emocionante ver a reação das pessoas quando elas veem essa icônica joia do futebol ao vivo e a cores pela primeira vez. O brilho nos olhos tanto das crianças quanto dos adultos quando eles tiram uma foto ao lado de uma das peças mais famosas do mundo demonstra a magnitude e o alcance da Copa do Mundo da FIFA. O crescente entusiasmo em torno do Mundial também pode ser visto nas redes sociais, com o aumento incessante no número de torcedores do mundo inteiro que estão seguindo a FIFA no Facebook e no Twitter. A alta expectativa para o torneio pode ser igualmente comprovada pelo impressionante total de 16 mil representantes da imprensa que irão cobrir as 64 partidas ao vivo diretamente do Brasil.

Antes do início oficial da Copa do Mundo da FIFA, daqui a 117 dias, uma série de amistosos fascinantes entre seleções classificadas poderão ser apreciados no dia 5 de março. Destaque para o duelo entre Alemanha e Chile, o desafio da atual campeã, Espanha, diante da Itália, a visita da Holanda à França e ainda o confronto entre a última anfitriã, África do Sul, e o próximo, Brasil. Essas partidas servirão de aperitivo e termômetro do que vem por aí nos 31 dias de Mundial. Nós, organizadores, porém, devemos garantir as melhores condições para que torcedores e seleções vivenciem uma competição inesquecível no "país do futebol".

Até logo,

. Por: Jérôme Valcke, secretário-geral da FIFA.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira