Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/12/2007 - 08:37

Datasul anuncia nova aquisição e amplia oferta de BPO

A Datasul SA (Bovespa: DSUL3), multinacional brasileira de software de gestão empresarial integrada, por meio da Datasul Serviços, anuncia a aquisição dos direitos de propriedade intelectual dos softwares, metodologia e processos da Bonagura, empresa especializada em BPO (Business Process Outsourcing) com ênfase nas áreas administrativo-financeiras, controladoria e recursos humanos. A transação soma-se às recentes iniciativas empreendidas pela companhia para ampliação de seu portifólio de SaaS (Software as a Service) e será realizada em etapas. Além da aquisição, a Datasul firma também a opção de compra do controle da Bonagura, a ser exercida em janeiro de 2009, com base em algumas premissas.

Nos últimos anos a Bonagura investiu fortemente em infra-estrutura física e tecnológica, tornando-se líder no mercado de BPO administrativo-financeiro. O resultado destes investimentos podem ser verificados atualmente, na significativa expansão de sua capacidade de gerar EBITDA. O valor anualizado dos contratos atuais, os quais são constituídos por 95% de receitas recorrentes, já soma cerca de R$ 18 milhões em faturamento. Fundada em 1996, a empresa inovou na prestação de serviços de BPO ao introduzir, em 2005, uma metodologia de terceirização por processos de negócio. Somada ao software também desenvolvido pela companhia, a metodologia constituiu uma oferta diferenciada que entrega maior agilidade e economia a seus clientes e que permite o atendimento a diversos clientes, em paralelo.

Hoje, empresas como Blue Tree Hotéis, Científica Lab - do grupo Dasa -, Forum, Luft Logística, Petrosul e Trio Alimentos, utilizam os serviços da Bonagura, suportados por diferentes ERPs; sejam eles Datasul, Oracle ou Sap, por exemplo. Alessandro Peres Pereira, presidente da Petrosul, também cliente da Datasul, declarou que a terceirização de seus processos administrativo-financeiros com a Bonagura apresenta inúmeros benefícios. "Com a integração dos serviços da Bonagura com o ERP da Datasul, em substituição à diversos sistemas, terei informações gerenciais detalhadas, permitindo que a empresa esteja focada no core business de distribuição de combustíveis. Com isto, os nossos controles podem ser auditados, conquistando maior transparência junto a fornecedores e bancos, revertendo em vantagens em nossas operações comerciais e financeiras", afirma Pereira.

A Datasul, em linha com sua estratégia de agregar novas linhas de receitas e atestando seu pioneirismo no desenvolvimento de novos negócios, estruturou esta aquisição em fases. Em um primeiro momento, ainda em 2008, as duas empresas atuarão em um modelo de aliança comercial, oferecendo um pacote que reúne o BPO Bonagura e o ERP Datasul na modalidade ASP (Application Service Provider), criando um diferencial competitivo na oferta de BPO. No modelo de aliança, a companhia prestará apoio tecnológico e comercial à operação da Bonagura. "Comercialmente, desenvolveremos ações conjuntas de venda na base de clientes Datasul, especialmente para aqueles que lidam com alto volume de transações em seus back-offices", explica Jorge Steffens, presidente da Datasul. "No âmbito tecnológico, prestaremos todo o auxílio na busca e definição de novas ferramentas para aumento de produtividade no BPO", completa o executivo.

Em janeiro de 2009, caso a Bonagura tenha atingido determinados patamares de geração de EBITDA, a Datasul exerce efetivamente a opção de compra de 80% da companhia a um valor está estabelecido em 80% de 6,5 vezes o EBITDA realizado pela Bonagura em 2008. "A partir dos elementos software e metodologia de BPO, ERP e datacenter, a Datasul poderá replicar esta operação via seu modelo de franquias ou através de canais dedicados ao BPO, atingindo escala e alcance geográfico para alavancar os resultados do negócio", explica Paulo Caputo, diretor de desenvolvimento de negócios da companhia. "Tendências como consumerização, onde o usuário final em cada área de negócio decide pela utilização de determinados aplicativos cada vez mais granulares, facilitam a adoção de serviços terceirizados para empresas de diferentes portes", adiciona.

Segundo Márcio Bonagura, principal executivo da Bonagura, com a Datasul, a companhia alcança um novo patamar de crescimento em sua operação. "Atuamos em um mercado promissor e muito dinâmico, que cresce com a difusão do conceito de centros de serviços compartilhados. Essa aliança nos garante escala para evoluirmos os serviços que já possuímos, desenvolver novas ofertas e conquistar novos contratos de BPO", afirma Marcio Bonagura.

Sediada em Barueri, no estado de São Paulo, a Bonagura dispõe de uma equipe de 600 profissionais, conta com 100 grupos empresarias de médio porte como clientes, operando os processos de mais de 600 empresas em 360 cidades do país. Assim como ocorreu nas aquisições realizadas anteriormente, a gestão da operação da Bonagura continuará sendo conduzida pelos mesmos executivos.

Foco em serviços - Esta é a sétima aquisição que a Datasul anuncia em um ano e mais uma iniciativa que reforça seu portifólio de serviços. A companhia já oferece, desde 2000, a modalidade ASP. Em maio de 2005, ao anunciar parceria com a IBM, criou a unidade Datasul Outsourcing, oferecendo a seus clientes serviços de gestão de sua infra-estrutura no real conceito on demand. Em 2007, a Datasul inaugurou seu novo datacenter e a aquisição dos ativos da Soft Team agregou ao portifólio de outsourcing uma gama de soluções para área fiscal.

Há cerca de dois meses, outra iniciativa posicionou a companhia como a primeira fornecedora de software da América Latina a contar com uma oferta de um aplicativo no modelo SaaS. Tendo como projeto piloto o desenvolvimento de uma solução de gestão de frotas, a Datasul estabeleceu aliança com a Salesforce.com; maior referência mundial em vendas de software como serviço.

Segundo o Gartner, o mercado global de SaaS deve crescer 22,1% ao ano até 2011. A evolução do modelo tradicional de venda de software (licença de uso mais manutenção) para o modelo BPO transforma as atividades de selecionar, contratar e implementar o software, trazendo maior agilidade ao negócio. Especificamente na América Latina, o Gartner estima que o mercado de BPO já atinja US$ 6,5 bilhões, ou 4,0% deste segmento de mercado global, devendo crescer de forma mais acelerada e alcançar US$ 13,6 bilhões em 2011, ou 5,8% do total mundial.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira