Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/02/2014 - 06:41

Conto para gestores


Um conto infantil pode servir de metáfora para explicar a importância do planejamento a quem tem por missão administrar um negócio.

Quem não se lembra do gato, ao falar com Alice no “País das Maravilhas”? A conversa entre os dois é mais ou menos assim:

“Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?”

“Isso depende muito de para onde queres ir” - respondeu o gato.

“Preocupa-me pouco aonde ir” - disse Alice.

“Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas” - replicou o gato.

O que tem a ver esta história com o planejamento de uma loja de tintas? Tudo. Se você não sabe aonde ir, qualquer caminho serve. É só lembrar que todo começo de ano é o momento ideal para que o lojista inicie seu planejamento com base nos resultados do período anterior. O planejamento estratégico é fundamental não só para as grandes lojas, mas também, e particularmente, para as pequenas e médias. É o instrumento que definirá o posicionamento, o perfil pretendido, as ações, os concorrentes, os pontos fortes e os fracos, as ameaças e oportunidades de seu negócio.

Por meio do planejamento é possível estabelecer ações de curto, médio e longo prazos, para que o negócio possa ser bem-sucedido e tenha um rumo ao longo do ano. Contudo, avaliações periódicas da implementação das ações planejadas e até reavaliações são importantes no decorrer do período. Não basta estabelecer metas e esquecer-se de medir os resultados.

Os números são indispensáveis para as medições dos resultados. Por exemplo, abrir uma loja em determinado bairro, melhorar as margens, vender produtos de valor agregado, estratégias para atrair mais pintores e com eles mais e novas oportunidades. Com planejamento, cada lojista é capaz de definir metas realistas e que adiante proporcionarão retorno em lucratividade.

Retomando a conversa entre o gato e a Alice, fica uma lição importante. Para uma loja que não tem parâmetros ou caminhos bem definidos a serem seguidos, qualquer caminho serve. Pense nisto e bom planejamento para 2014.

.Por: Rafael Ferreira, Gerente de Marketing e Comunicação da Montana Química S.A.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira