Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/02/2014 - 07:36

Diminuição das defesas naturais do organismo pode agravar a psoríase na terceira idade

Especialista explica que tratamento sistêmico adequado e conhecimento da doença são aliados na busca pela qualidade de vida.

Doença inflamatória crônica da pele, não contagiosa, incurável, multigênica (vários genes envolvidos), com incidência genética em cerca de 30% dos casos, a psoríase pode se agravar na terceira idade, quando há uma diminuição natural das defesas do organismo. Estudos mostram que a enfermidade, que acomete de 1% a 3% da população mundial, pode vir acompanhada de outras doenças inflamatórias, tais como diabetes, esteatose hepática, doença coronariana, autoimunes, entre outras.

De acordo com a dermatologista Sarah Freua, coordenadora do Grupo de Apoio Permanente da Psoríase (GRAPE) da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é possível conviver com a psoríase em todas as fases da vida, incluindo a terceira idade, e manter a qualidade de vida. “Se o paciente receber o tratamento sistêmico adequado, tiver conhecimento da doença e adotar alguns cuidados específicos ele pode ter uma vida saudável também durante o envelhecimento”, explica.

Na terceira idade alguns fatores viabilizam o reaparecimento ou agravamento da psoríase como, por exemplo, a depressão. “Todo quadro que leva a uma descompensação orgânica ou metabólica pode piorar ou provocar o reaparecimento da psoríase”, afirma a médica, enfatizando que os estudos sobre esta doença estão muito avançados. “Por isso é fundamental que o especialista esteja atualizado e tenha conhecimento sobre a saúde geral do paciente a fim de tratá-lo adequadamente, uma vez que a psoríase é uma doença sistêmica e não só de pele”.

Além das doenças que geralmente se manifestam com o envelhecimento e que podem desencadear ou agravar o quadro da psoríase, o paciente idoso tem mais predisposição à desidratação da pele, fator que também viabiliza o agravamento dos sintomas. Em vista disso, sua atenção deve ser redobrada. “Para manter a doença sob controle, além do tratamento sistêmico acompanhado geralmente por uma equipe médica multidisciplinar, é imprescindível a hidratação da pele, que deve ser feita com hidratantes a base de ceramida, lactato de amônio e outras substâncias capazes de manter a barreira cutânea da pele, evitando a recidiva”, aponta a médica.

Dependendo do caso da psoríase, que pode ser leve, moderada ou grave, o tratamento tópico, associado à alimentação saudável, hidratação da pele e exercícios físicos condizentes com cada paciente, pode ser suficiente para o controle da doença.

Já em quadros moderados e graves, a especialista ressalta que além de alimentação, exercícios e hidratação é fundamental o tratamento mais profundo com base na doença e, também, nas comorbidades. Uma opção de tratamento para controlar a psoríase na terceira idade é o Enbrel (etanercepte), que age ligando-se a uma substância conhecida como TNF (fator de necrose tumoral), bloqueando sua atividade e reduzindo a inflamação causada pela psoríase.

“Na terceira idade, como em outras fases da vida, é totalmente possível viver bem tendo psoríase. A palavra-chave é conhecimento: o médico precisa conhecer profundamente para tratar adequadamente e o paciente para disseminar o aprendizado, a fim de minimizar o preconceito, que ainda é muito grande”, conclui.

Pfizer -Há mais de 150 anos no mundo e 60 anos no Brasil, a Pfizer tem como propósito inovar para proporcionar aos pacientes tratamentos que melhorem significativamente suas vidas. Esta preocupação é traduzida pelo amplo pipeline e portfólio da companhia, que abrange diferentes áreas como câncer, dor, saúde da mulher, prevenção de enfermidades em crianças e adultos, infecções, doenças autoimunes, depressão, multivitamínicos, entre outras. Isso significa investir cerca de US$ 7 bilhões por ano no desenvolvimento de novos medicamentos e trabalhar com mais de 250 parceiros, entre universidades e centros de tecnologia, buscando a inovação e também a ampliação do alcance da população aos seus tratamentos. A cada dia, a Pfizer mantém sua missão e seus valores, trabalhando para fazer a diferença na vida das pessoas e contribuindo com a comunidade por meio de suas iniciativas sociais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira