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20/02/2014 - 07:59

ALL investe R$82 milhões em equipamentos para manutenção da ferrovia

Aquisição faz parte do plano de mecanização da empresa e traz mais agilidade e precisão para o transporte de cargas.

A ALL – América Latina Logística investiu R$82 milhões, ao longo de três anos, em 20 novas máquinas para manutenção da via férrea. De fabricação europeia e americana, os equipamentos serão utilizados na conservação da geometria das linhas da ferrovia e melhorias na superfície de rolamento dos trilhos em trechos de alta densidade de tráfego nos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso.

O planejamento estratégico para aquisição dos equipamentos foi fechado em 2012 e dividido em duas fases: A primeira, em 2013, contou com investimento de R$18 milhões e compra de cinco máquinas; já a segunda, em 2014, compreendeu a aquisição de 15 equipamentos e investimento da ordem de R$64 milhões.

Com a conclusão das duas fases a companhia passa a contar com seis novas máquinas socadoras, responsáveis por garantir o nivelamento e alinhamento dos trilhos, fazendo os trens circularem com ainda mais segurança e velocidade; uma nova desguarnecedora, que ajuda na remoção de lastro sujo, pó e outros materiais dos trilhos; uma esmerilhadora, responsável pela melhora da superfície de contato entre os trilhos e as rodas do trem; seis vagões auxiliares; e seis novas regularizadoras, responsáveis pelo acabamento final da linha e encaixe de pedras.

“O investimento contribuirá não somente para o aumento da produtividade e da segurança das nossas operações, mas também para a evolução do transporte ferroviário do país como um todo”, diz o gerente de via da ALL, Ederson Padilha.

Os colaboradores da ALL recebem capacitação técnica com aulas teóricas e práticas para aprenderem o manuseio dos equipamentos. “Todos os responsáveis pela operação das novas máquinas passarão por um período de adaptação. Isso é importante para que eles possam entender sobre o funcionamento dos aparelhos e usufruir da capacidade deles da melhor maneira possível”, explica Padilha.

A iniciativa também faz parte do plano de desenvolvimento da ALL que conta com investimento médio de R$ 700 milhões por ano. As constantes aquisições tecnológicas e em melhoria da linha férrea - na ordem de R$12 bilhões desde que assumiu as concessões - permitiram que a companhia reduzisse em até 80% o índice de acidentes em suas malhas. Segundo Padilha, “Além de aumentar segurança nas vias, a aquisição dos novos equipamentos trará para a empresa expressivos ganhos operacionais e de vida útil aos trilhos”.

Perfil: a ALL - América Latina Logística S.A. é a maior empresa independente de logística da América Latina. Criada em 1997 com a concessão da Rede Ferroviária Federal (RFFSA) para atuar na malha sul do país, a companhia vem ampliando sua atuação em um histórico de expansão e aquisições no setor de logística brasileiro. Hoje, oferece uma grande variedade de serviços por meio de quatro negócios principais: ALL Operações Ferroviárias, composta por quatro concessões ferroviárias no Brasil, totalizando 12,9 mil km de ferrovias; Brado Logística, subsidiária que presta serviços de logística intermodal de contêineres; Ritmo Logística, empresa voltada para o negócio rodoviário; e a Vetria Mineração, empresa que apresenta solução logística mina-ferrovia-porto para o minério de ferro entre Corumbá e Santos.

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