Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/02/2014 - 08:09

Renomado enólogo francês assessora Vinícola Campos de Cima na safra 2014


Michel Fabre, Hortência e José Ayub

Michel Fabre orienta a boutique de vinhos na elaboração de rótulos excepcionais.

2014 mal começou e já é um ano especial para a Vinícola Campos de Cima. Pela primeira vez, a empresa da Campanha Gaúcha vai elaborar rótulos em sua nova propriedade, em Itaqui. E para produzir vinhos com ainda mais qualidade, está tendo o assessoramento especial do renomado enólogo francês Michel Fabre. “Buscamos o auxílio dele em razão de ser um enólogo muito experiente e por ter uma filosofia muito semelhante à nossa”, explica Hortência Ravache Brandão Ayub, proprietária da Vinícola Campos de Cima.

Foi ouvindo a orientação de Fabre, por exemplo, que a boutique de vinhos optou por fazer uma poda mais severa este ano, limitando a produção para ter rótulos excepcionais. “Um dos trabalhos fundamentais que tenho feito é repensar toda a poda com o objetivo de ter uma produção regular em cada planta, bem equilibrada e menor, que agrega mais qualidade. Também vamos fazer uma adubação adaptada a cada varietal e acompanhar cada planta até que ela atinja uma boa maturação”, explica o enólogo.

Fabre quer aproveitar o ambiente e o microclima da região, que permitem o pouco uso de produtos químicos, com mais respeito à planta, ao consumidor e ao meio ambiente. “Todo o trabalho que faço na minha fazenda e nos meus vinhos na França é com base na qualidade, e quero também transportar a experiência para aqui”, afirma.

Da França para a Campanha Gaúcha- Michel Fabre nasceu no Sul da França e já conquistou diversas medalhas de ouro em concursos de vinhos, sendo considerado referência na mídia especializada francesa por seu trabalho a frente de várias vinícolas. Aceitou o convite de prestar assessoria à Campos de Cima pela paixão familiar que move a boutique de vinhos gaúcha. “Senti que era um projeto que saiu do coração, e não simplesmente visando ao lucro. Também me impressionou o terreno e a fazenda Campos de Cima, com as diferentes varietais plantadas”, contou.

A nova vinícola construída em Itaqui também chamou a atenção do francês. “Fiquei muito impressionado com a adega que foi pensada para fazer vinho de qualidade, desde a escolha dos tanques, dos equipamentos e até do sistema de refrigeração, passando pela disposição da mesma. Toda a cadeia do projeto foi pensada com o objetivo de fazer vinho boutique de grande qualidade”, completou.

A importância da uva para grandes rótulos -Além de dominar as uvas da Europa, Fabre conhece bem as variedades cultivadas no Brasil em razão de três anos vividos e trabalhados com vinícola do Nordeste. “Um grande pesquisador francês dizia que não é a uva que faz os vinhos, mas é a parte mais importante para se elaborar grandes rótulos. Assim, deve-se ter uma cultura da vinha perfeita, com excelente uva no que diz respeito à saúde e ao equilíbrio gustativo e analítico da mesma. Depois, você deve acompanhar essa uva com tecnologia para assegurar um bom resultado”, ensina.

Em relação às plantas que estão sendo colhidas na Campos de Cima, o enólogo francês garante que elas têm tudo para ser a base de grandes rótulos. “Temos todas as condições para fazer uma grande safra. Temos uva com saúde e bom estado sanitário, aliado a uma ideal condição climática, com pouca chuva e muito calor, ou seja, neste momento a expectativa é que vamos conseguir uma boa maturação fenólica em todas as uvas”, avalia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira