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20/02/2014 - 08:34

Cartão pré-pago Meo é opção para controle financeiro

Cartão é alternativa para quem não tem acesso ao cartão de crédito ou a conta bancária. Ele pode ser usado para compras pela internet e ajuda no controle das despesas.

Já pensou um cartão que te permite fazer compras pela internet sem expor os dados do cartão de crédito? Uma maneira diferente de pagar a mesada dos filhos e controlar os gastos deles? Ou até mesmo definir o valor das compras da casa? Soma-se a isso o fato de esse cartão, que é aceito em todo território nacional e também no exterior, dispensar a comprovação de renda e permitir acesso a pessoas com restrição de crédito. Criado há pouco mais de um ano pelo Banco Bonsucesso, em parceria com a RÊV Worldwide e com a Mastercard, o “Meo Cartão Dinheiro” caiu no gosto dos brasileiros e já possui mais de 190 mil cadastros. Além disso, é aceito em 1,7 milhão de pontos de venda credenciados no país.

“Trata-se de um cartão pré-pago, recarregável, feito especialmente para quem quer praticidade, segurança e controle de despesas, sem precisar ter conta em banco e sem pagar juros”, afirma Frederico Penido, vice-presidente comercial do Banco Bonsucesso.

De acordo com dados do fornecidos pelo Bonsucesso e pela Mastecard, do total de compras realizadas no mercado nacional com o Meo Cartão Dinheiro, 77% foram feitas através da internet e 23% no comércio tradicional (via POS). Do total de compras realizadas com o Meo no mercado internacional, 96% foram pela internet e 4% foram compras no comércio tradicional (via POS). O ticket médio de recarga/mês gira em torno de R$ 360,00 e o ticket médio gasto por mês com compras é de R$ 76,00. Já o ticket médio de saque é de R$ 328,00. O Meo é utilizado principalmente por homens (60%), na faixa etária de 25 a 40 anos e tem mais cadastrados no estado de São Paulo (60%), seguido do Rio de Janeiro (20%) e Minas Gerais (10%). Os outros 10% são divididos entre outras regiões do país. “O cartão é simples, fácil de usar e indicado para quem quer evitar sustos quando chega a fatura do cartão de crédito. Ele ainda tem um grande potencial para crescer no mercado”, afirma Frederico.

Diversidade - O Meo se mostrou uma importante solução de pagamento para os consumidores das classes A e B e uma poderosa ferramenta de inclusão social e financeira para as classes C e D. As novas classes emergentes compõem o perfil dos consumidores que compram pela internet - 46% desses consumidores pertencem à classe C e possuem renda média de R$ 3 mil/mês. Esse tipo de compra vem crescendo exponencialmente no Brasil. Em 2012 (ano da última pesquisa), o número de brasileiros que fizeram pelo menos uma compra pela internet aumentou 20% e movimentou R$ 22,5 bilhões de reais, segundo dados da e-bit, empresa especializada em informações sobre o comércio eletrônico. Em 2013 mais de R$ 50 milhões de pessoas compraram pela internet.

Além disso, hoje, 55% dos pagamentos de salários no Brasil são realizados em dinheiro, já que o funcionário não tem conta em banco, e sete em cada 10 solicitações de cartões de crédito são negados pelas instituições financeiras. Estudos realizados pela Mastercard apontam que o Brasil é o mercado com maior potencial de crescimento de cartões pré-pagos da América Latina. Até 2017, o segmento deve movimentar US$ 822 bilhões. “O consumidor brasileiro já tem preferência pela conta pré-paga do celular. Queremos que ele passe a acreditar no cartão pré-pago como uma importante opção para o controle financeiro”, conclui o vice-presidente.

Como funciona -Para adquirir o Meo, o consumidor precisa fazer o cadastro no site [www.meocartao.com.br] e solicitar o cartão. No mesmo instante, é enviado um cartão virtual, que já pode ser usado para compras na internet. Depois o cliente recebe a versão de plástico em casa. Para ativar, o cliente paga uma única vez o valor de R$ 9,90. Essa taxa já inclui a primeira carga, uso no primeiro mês e o cartão virtual exclusivo para compras na internet e alertas de uso via SMS. O cliente deposita o valor desejado (no mínimo R$ 10 e no máximo R$ 5 mil por mês) e utiliza o Meo da mesma forma que um cartão convencional, podendo sacar dinheiro, fazer compras em lojas e pela internet. As principais tarifas são convertidas em bônus para celulares e não é necessário ter nenhum tipo de vínculo bancário.

O cliente também pode transferir créditos carregados no Meo para celulares pré-pagos, via SMS, ou ainda, para outras pessoas que possuem o Meo, assim como acessar saldos e extratos.“Estamos investindo na mudança de cultura, na troca do dinheiro vivo pelo dinheiro de plástico, na segurança do dinheiro protegido por senha”, reforça Duffles.

O Meo é comercializado em mais de 100 mil pontos de vendas em todo Brasil (supermercados, bancas de revistas, casas lotéricas) e pela internet.

O Banco Bonsucesso -O Bonsucesso é um banco múltiplo de capital privado, que, desde sua origem, tem como foco a concessão de crédito. Está presente em todo país, com mais de 35 escritórios regionais, cerca de 800 correspondentes bancários e 1.500 pontos de venda. Possui vasta expertise na operação de crédito consignado e uma ampla carteira de convênios, que o coloca entre os 5 maiores bancos privados na concessão deste tipo de empréstimo. Atua também no segmento de Middle Market e possui uma robusta plataforma de cartões, que vem ganhando cada vez mais relevância na instituição.

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