Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/02/2014 - 06:23

Especialistas falam sobre seguros para setor de petróleo e gás

Auditório lotado do IRB Brasil RE recebeu especialistas da área de seguros, com foco no setor de óleo e gás, para discutir as peculiaridades da cobertura offshore e de outros estágios da produção, distribuição e comercialização

O Tauil & Chequer Advogados, promoveu no dia 18 de fevereiro (terça-feira), no auditório do IRB Brasil RE, no Rio de Janeiro, o seminário Petróleo & Seguros – Oportunidades, Produtos e Riscos, sucesso de público que contou com a participação de advogados do escritório e outros especialistas do setor de resseguros.

Em um momento no qual o setor de petróleo e gás está em alta, é inevitável que as empresas responsáveis pela exploração e produção procurem se assegurar contra acidentes e falhas na produção. Pensando nisso, renomados especialistas discutiram temas associados às questões de seguro na exploração e produção de petróleo.

Alexandre Chequer, sócio do Tauil & Chequer Advogados, abriu o evento traçando um panorama do mercado de seguros e o que ele representa para a exploração de petróleo no país e no mundo. O advogado falou de como o resseguro é feito no upstream, midstream e downstream. Chequer afirmou que “os investimentos em Libra podem chegar a $200 bilhões de dólares, o que torna o campo um grande atrativo para seguradoras”.

Adriano Oka, diretor de óleo e gás da JLT Specialty Brasil, falou em sua palestra de como a construção offshore e o risco do construtor são temas de grande debate atualmente. De acordo com o especialista, “o período e o custo com a construção são de fundamental valor, tanto para a seguradora quando para o segurado”. Segundo Adriano, as empresas têm 60 dias para alertar a seguradora de mudanças ou adaptações que serão feitas no projeto. “Para evitar problemas com as apólices de seguro, é importante estar atento para seu início e para o prazo da obra”, afirmou.

Advogado especialista em seguros do Tauil & Chequer, Dennys Zimmermann falou sobre questões controvertidas em sinistros de óleo e gás. Zimmerman explicou, entre outros procedimentos, como saber em que momento um poço pode ser considerado fora de controle, e quando a seguradora passa a cobrir um possível acidente. Além disso, o especialista comentou sobre a cobertura dos riscos de construção para a indústria offshore. “Os contratos no setor de óleo e gás não seguem o padrão que estamos acostumados, ou seja, cada empresa é responsável pelo seu pessoal e patrimônio, e a culpa só é um elemento relevante nos casos de danos a terceiros. O clausulado internacional das apólices de riscos de construção, como a welcar, está atento a essa dinâmica e deve ser interpretada e aplicada com atenção a esta particularidade”, afirmou.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira