Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/02/2014 - 06:23

Bragança Paulista terá projetos de desenvolvimento local

Dois projetos de desenvolvimento local em Bragança Paulista, no estado de São Paulo, que terão apoio do Fundo Comunidade em Rede, serão assinados em março. O apoio terá a duração de dois anos. Os projetos envolverão atividades como formação de redes comunitárias pelo desenvolvimento local, oficinas de artesanato e bonecas para geração de emprego e renda, melhoria da estrutura de quadras e outros espaços de uso coletivo, implantação de playground e sessões de cinema rural.

As assinaturas dos termos de compromisso relativos aos projetos acontecerão na fábrica da Arcor do Brasil, em Bragança Paulista, no dia 12 de março. O Fundo Comunidade em Rede é resultado de convênio mantido entre o Instituto Arcor Brasil e outras fundações e institutos empresariais, integrantes do Bloco Brasil da RedEAmérica, com a Fundação Interamericana, uma organização autônoma do governo dos Estados Unidos. A RedEAmérica reúne fundações e institutos empresariais de vários países do continente.

O objetivo do Fundo Comunidade em Rede é dar apoio a projetos de organizações de base, comunitárias, voltados para a construção do desenvolvimento local, a partir da articulação entre diversos parceiros nas comunidades escolhidas. Os signatários deste Fundo definiram territórios para apoiar projetos locais.

O Instituto Arcor Brasil escolheu apoiar comunidades de Bragança Paulista e Ubatuba, que desenvolverão projetos comuns de desenvolvimento local. Em Bragança, o Instituto está apoiando dois projetos: o “Projeto Fala Comunidade”, formulado por organizações dos bairros rurais do Agudo e Estiva do Agudo, e “Projeto Teia: Ações Comunitárias Articuladas”, na região do Green Park, Jardim Iguatemi e Santa Amélia. Em Ubatuba, será apoiado o “Projeto Maré Alta”, articulado e desenvolvido por organizações localizadas nas comunidades de Cambury e Picinguaba.

Durante 2013 foram realizados encontros de formação nos territórios, com a participação de 87 organizações sociais que se mobilizaram na construção de seus projetos coletivos em benefício das comunidades.

Fala Comunidade – O projeto Fala Comunidade, em Bragança Paulista, terá como proponente a Associação de Produtores Rurais e dos Moradores dos Bairros do Agudo e Estiva do Agudo e a participação, como parceiros, da Escola Municipal Rural Estiva do Agudo, Escola Municipal Rural “Profa.Lenar Alvarez Santiago Acedo” e secretarias municipais da Educação e da Juventude, Esporte e Lazer da Prefeitura de Bragança Paulista.

Com o objetivo de contribuir para o fortalecimento dos vínculos comunitários, o projeto terá oficinas de capacitação de agentes comunitários e eventos culturais como a cinemateca, levando filmes às comunidades rurais. Serão instalados playgrounds nas duas escolas parceiras e oferecidas várias oficinas para a juventude, de dança, música, futebol e futevôlei. Outra preocupação do projeto é com a revitalização da memória dos bairros rurais, através do desenvolvimento de projeto pedagógico para registro de histórias orais e imagens fotográficas.

Teia: Ações Comunitárias Articuladas – A Fundação Comunidade da Graça é a proponente do projeto Teia: Ações Comunitárias Articuladas, tendo como parceiros a APM da Escola Municipal “Prof.Orlando Pinto de Oliveira”, Posto de Saúde da Família da Cidade Jardim e Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social, incluindo núcleos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e do CRAS em Santa Libânia, Águas Claras, Planejada e Julio de Mesquita.

Com o propósito de contribuir para o acesso das famílias a seus direitos, o projeto terá ações como a formação de rede intersetorial comunitária, o aprimoramento de espaços físicos de uso coletivo, oficinas de trabalho e renda, palestras sobre gravidez precoce e Doenças Sexualmente Transmissíveis e identificação de demandas gerais da comunidade. [www.institutoarcor.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira