Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/02/2014 - 06:39

‘A Paixão de Tiradentes’

O livro “A Paixão de Tiradentes” foi lançado no dia 20 de fevereiro (quinta-feira), na filial de Botafogo da Aliança Francesa do Rio de Janeiro. O romance, que revela os misteriosos bastidores da Inconfidência Mineira sob o olhar de uma mulher apaixonada, foi escrito a quatro mãos à distância pelos autores, o francês Marc Boisson e a mineira Stefânia G. Assunção. A obra é baseada em uma cuidadosa pesquisa histórica e apresenta a antiga Vila Rica e a atual Ouro Preto, inserindo o leitor na cidade que resume, para Stefânia, da melhor forma possível, o Estado de Minas Gerais. Nas páginas do romance é possível viajar pelo município que inspira paixões e por muitas das tradições da região, incluindo as movimentadas repúblicas estudantis. O evento começa às 19h30 e terá um bate-papo com Marc Boisson, que está no Rio para o lançamento.

História do livro -Em “A Paixão de Tiradentes”, Teresa, o grande amor do famoso herói revolucionário, deixa como herança, escondido dentro de uma santa do pau oco e acompanhado de 30 pedras de diamante, um manuscrito onde conta detalhadamente tudo que presenciou sobre a revolução que tinha tudo para dar certo. “Eu, Teresa de Carvalho, juro por tudo o que me é mais sagrado, que nestas linhas, escritas por minhas mãos, não há uma vírgula que não corresponda à verdade. Rogo ao Senhor de todos nós que um dia alguém resgate minhas palavras e as use para fazer justiça”.

O segredo da santa é descoberto por um estudante francês de partida para o Brasil, que descobre dentro da santa oca, deixada pela mãe que acabara de ser assassinada, uma fortuna em diamantes brutos e um manuscrito que data do século XVIII sobre uma pessoa chamada Xavier. Sem saber o real valor dos papéis que tem em mãos, ele pede ajuda, ainda em terras francesas, à tia radicada em Ouro Preto, Véronique, para entender o que todas aquelas estranhas palavras querem dizer. Ao chegar ao Brasil, Philippe pesquisa a fundo o manuscrito encontrado para comprovar a sua veracidade e, à medida que conhece mais a história de Joaquim José da Silva Xavier, coisas estranhas acontecem, transformando a simples viagem de estudos em uma aventura repleta de paixão, suspense e perigos.

Os autores -Marc Boisson é mestre em literatura hispano-americana. Francês, já viveu no Peru, Madagascar e Brasil. Reside atualmente em São Paulo, onde ocupa o cargo de superintendente de Ensino e Cultura da Aliança Francesa. Publicou os livros Vox Latina e Chronique de la Méchanceté Ordinaire e o ensaio L’Homme qui Parle, Paradigme de L’écrivain, todos por Édition Le Manuscrit.

Stefânia G. Assunção é formada em medicina pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com especialização em Dermatologia, mineira radicada em Campinas sempre gostou de ler. Após passar anos entre os livros da biblioteca da pequena cidade de Iturama, na região do pontal do Triângulo Mineiro, dedicou-se a escrever, participando de oficinas de roteiros e, posteriormente, publicando A Paixão de Tiradentes, sua primeira obra literária.

A Paixão de Tiradentes | Marc Boisson e Stefânia G. Assunção | L&E Graphar, 2012 | 328 Páginas | Formato17x24 | ISBN 978-85-85561 70 3| à venda na Livraria Francesa – http://www.livrariafrancesa.com.br e e na Livraria de Ouro Preto http://www.livrariaouropreto.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira