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21/02/2014 - 07:01

IDV projeta 1º semestre de 2014 melhor do que o de 2013

De acordo com o IAV-IDV, as projeções são de crescimento de 6,5% em fevereiro, 7,4% em março e 9,6% em abril.

Os associados do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) acreditam que as vendas do primeiro semestre de 2014 poderão ser bastante superiores às do mesmo período de 2013. A projeção é baseada no IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas), estudo realizado mensalmente pelo IDV, que aponta aumento real nas vendas para este e os próximos dois meses. As projeções são de crescimento de 6,5% em fevereiro, 7,4% em março e 9,6% em abril, em relação ao mesmo período do ano passado.

Já o indicador do IAV-IDV de janeiro ficou em 6,8% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, mostrando uma aceleração em relação a dezembro de 2013, quando o indicador apontou crescimento de 4,2% nas vendas do varejo. Vale ressaltar a grande aderência do IAV-IDV, que previu com precisão a PMC (IBGE) de dezembro, situada em 4%. “O resultado de janeiro ficou muito próximo da média de crescimento das vendas de nossos associados nos dois últimos meses do ano, o que nos induz a crer que o primeiro semestre de 2014 deverá ser melhor do que o do ano passado”, diz Flávio Rocha, presidente do IDV.

O varejo de não duráveis, que responde em sua maior parte pelas vendas de super e hipermercados, foodservice e perfumaria, apresentou alta de 6,3% em janeiro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Por sua vez, a expectativa de crescimento para fevereiro, março e abril é de 5,3%, 10% e 9,8%, respectivamente.

Já o setor de bens semiduráveis, que inclui vestuário, calçados, livrarias e artigos esportivos, foi o grupo com desempenho mais elevado no período. Os associados apontaram alta de 6,8% das vendas realizadas em janeiro. Para este e os próximos dois meses, a expectativa de crescimento é de 11,6% em fevereiro, 7,6% em março e 10,6% em abril, sempre em relação ao mesmo período do ano anterior.

Com a manutenção das alíquotas reduzidas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para móveis e linha branca, além da continuidade do programa governamental Minha Casa Melhor, os associados divulgaram que o segmento de bens duráveis atingiu alta de 7,4% em janeiro. Já para os meses seguintes, as expectativas são de alta de 3,9% em fevereiro, 6% em março e 8,6% em abril.

Para os associados do IDV, 2014 promete ser um ano com perspectivas melhores para o varejo nacional. “Principalmente em função de um início de ano mais promissor em relação ao de 2013. Porém, a confiança dos consumidores anda em baixa, bem como um cenário macroeconômico nacional e internacional desafiador, o que nos exige um alerta quanto à otimização do desempenho do setor em 2014”, analisa Rocha.

O cenário econômico nacional também foi marcado em janeiro pela continuidade do aperto monetário do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que se reuniu em 14 e 15 de janeiro e decidiu pelo aumento da taxa básica de juros em 0,5 p.p., passando de 10% para 10,5% ao ano. Foi o sétimo aumento consecutivo na taxa Selic, maior nível desde janeiro de 2012.

Inadimplência - O indicador de inadimplência do BACEN para a carteira de crédito total fechou dezembro de 2013 em 3%, o menor patamar da série desde março de 2011. Já a inadimplência da pessoa física fechou em 4,4% naquele mês e também é o menor índice da série. O indicador anual Serasa também mostrou queda no nível de inadimplência: 2% em 2013, abaixo do de 2012. Vale ressaltar que no segundo semestre do ano passado, a inadimplência média ainda caiu 1,7%.

O IAV-IDV [Índice Antecedente de Vendas] - Criado em outubro de 2007, o IAV-IDV é um índice que consolida a evolução das vendas efetivamente realizadas pelos associados do IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), com o intuito de projetar expectativas para os próximos meses e, assim, servir de base de informação para a tomada de decisão dos executivos do varejo.

Para se chegar aos números apresentados pelo IAV-IDV, as empresas associadas reportam seus próprios resultados e suas expectativas sobre vendas no futuro. Em seguida, estas respostas são ponderadas de acordo com o respectivo porte de cada empresa, para que se alcance indicadores como o volume de vendas e o faturamento nominal. Os dados extraídos pelo indicador têm permitido uma visualização mais ampla do comportamento do mercado para um período futuro de até três meses.

O Instituto para Desenvolvimento do Varejo(IDV) representa 48 empresas varejistas de diferentes setores, como alimentos, eletrodomésticos, móveis, utilidades domésticas, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, material de construção, medicamentos, vestuário e calçados. Atuante em todo o território nacional, o IDV tem como principal objetivo contribuir para o crescimento sustentável da economia brasileira, além do desenvolvimento do varejo ético e formal.

As empresas associadas: Ammo/Varejo, Bob´s, B2W, BR Home Centers, C&A, C&C Casa e Construção, Centauro, Cybelar, Decathlon,, Dudalina, DPaschoal, Fnac, Fototica, Grupo Dimed-Panvel, Grupo Pão de Açúcar, GS&MD Gouvêa de Souza, Habib’s, Hering, Inbrands, Insinuante, Itapuã Calçados, Kalunga, Leo Madeiras, Leroy Merlin, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Lojas Americanas, Lojas Cem, Lojas Leader, Lojas Pompeia, Lojas Renner, Lojas Riachuelo, Lojas Marisa, Magazine Luiza, Netshoes, O Boticário, Óticas Carol, Paquetá, Pernambucanas, Polishop, Quero-Quero Casa e Construção, Raia Drogasil, Ráscal, RiHappy, Telhanorte, Tok&Stok, Walmart e Zelo.

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