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21/02/2014 - 07:09

Motor T56 da Rolls-Royce apresenta 13% de economia de combustível após passar por atualizações


Motores vão equipar aeronaves da Força Aérea dos Estados Unidos.

A Rolls-Royce, empresa global de sistemas de energia, presente no Brasil há 55 anos, completou os testes de montagem e de campo com o primeiro motor T56 a passar por atualização. O motor aprovado equipará a aeronave WP-3D, da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA). Durante os testes, o equipamento demonstrou uma redução do consumo de combustível de 13%.

O “Hurricane Hunter”, como é chamada a aeronave, será o primeiro avião a voar com as melhorias do T56, conhecida como Series 3.5. Enquanto os testes de voo e de campo da aeronave C-130 apontaram avanços significativos em alguns aspectos, o pacote de requisitos do Series 3.5 oferece ainda uma redução do consumo de combustível de 7,9%

O Grupo britânico e a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, na sigla em inglês) também iniciaram negociações de planejamento para a introdução do novo motor na frota dos C-130. Um fundo inicial de R$ 37 milhões* para o pacote de aperfeiçoamento do T56 foi aprovado pelo Congresso Americano no mês passado, lançando a inserção da tecnologia para as frotas da USAF, da Reserva da Força Aérea e da Guarda Nacional Aérea.

Além da redução do consumo de combustível, o pacote do T56 vai permitir ainda que as aeronaves operem em temperaturas de turbina significantemente mais baixas, estendendo a vida útil de algumas peças e aumentando a confiabilidade em 22%.

O presidente da Rolls-Royce para a América do Sul, Francisco Itzaina, comentou a respeito da série de aperfeiçoamentos do T56 e sobre as negociações para firmar um acordo com a Força Aérea dos Estados Unidos.

“Estudos da USAF concluíram que a tecnologia inovadora do Series 3.5 irá proporcionar uma economia de R$ 4,8 bilhões e ainda vai estender a vida útil das aeronaves por décadas”, afirmou Itzaina.

O voo teste e o programa de qualificação P-3 Series 3.5, apoiado pela Lockheed Martin, serão finalizados no final do ano, e o primeiro WP-3D da NOAA totalmente equipado com as atualizações do motor deve entrar em serviço no início de 2015.

O projeto passa agora pela fase final de conclusão dos requisitos para que a aeronave C-130 obtenha a qualificação da USAF. Além disso, o motor recebeu recentemente uma certificação da Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) para projetar uma versão comercial do T56. As entregas do novo pacote de atualizações para a Força Aérea estão previstas para começar em 2016.

As atualizações podem ser instaladas como parte de uma revisão convencional e não necessitam de modificações no sistema de controle da aeronave ou do motor. Além da USAF e da NOAA, outras operadoras internacionais que utilizam aeronaves C-130 e P-3 também estão considerando incorporar as atualizações do T56 a suas frotas.

Perfil - A visão da Rolls-Royce é criar a melhor energia para um mundo em mudança por meio de seus dois principais segmentos, Aeroespacial e Naval & Sistemas Industriais de Energia (MIPS, na sigla em inglês). Eles têm o papel fundamental em nossa estratégia de ir ao mercado por meio de duas fortes plataformas tecnológicas: as turbinas a gás e os motores alternativos para uso em terra, mar e ar.

A divisão Aeroespacial é composta pelos departamentos de aviação civil e de aviação de defesa (militar). Já o MIPS é composto pelas divisões Naval, Energia, Nuclear e Sistemas de Energia. Sistemas de Energia inclui a posse de 50% da Rolls-Royce Power Systems (RRPS), uma joint venture com a Daimler AG, que se consolidou nos resultados do Grupo pela primeira vez em 2013.

Como resultado dessa estratégia, a empresa tem atualmente uma ampla base de clientes que inclui mais de 380 companhias aéreas, 160 forças armadas, 4.000 clientes do setor naval, incluindo 70 marinhas de guerra e 1.600 de energia nuclear, em aproximadamente 120 países.

A receita global de 2013 foi de cerca de R$ 61 bilhões*, metade proveniente do fornecimento de serviços. Já carteira de encomendas firmes e anunciadas ficou em aproximadamente R$ 284 bilhões em 31 de dezembro de 2013.

A Rolls-Royce emprega mais de 55.000 funcionários em escritórios, fábricas e centros de serviço em mais de 45 países, entre eles o Brasil. Desses, mais de 17.000 são engenheiros.

Em 2013, a Rolls-Royce investiu cerca de R$ 4,3 bilhões* em pesquisa e desenvolvimento. O Grupo também dá suporte a uma rede global de 29 Centros Universitários de Tecnologia, que conectam os engenheiros da empresa com a vanguarda da pesquisa científica.

O Grupo possui forte compromisso com o recrutamento de jovens aprendizes e com a capacitação de funcionários para desenvolvimento profissional. Em 2013 empregamos 379 graduados e 288 aprendizes de nossos programas em todo o mundo. |* Taxa de câmbio presumida: £ 1.00 = R$ 3,96 |$ 1.00 = R$2,38.

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