Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/02/2014 - 08:09

Koelnmesse anuncia lucro e novos investimentos


Maior promotora mundial de feiras de bens de consumo registra recorde de negócios e antecipa novidades, que incluem o Brasil em seu calendário anual.

O ano passado foi um marco na história corporativa da Koelnmesse, reconhecida internacionalmente como a maior promotora mundial de feiras de bens de consumo. "Em 2013 o volume de negócios da companhia alemã foi de cerca de 280 milhões de Euros, um nível considerado recorde em relação aos anos anteriores, diante do panorama econômico europeu", conta Brena Bäumle, diretora da Bäumle Organização de Feiras, representante oficial da Koelnmesse no Brasil.

Segundo ela, o número de eventos também excedeu significativamente a média do setor e um total de 89 feiras e exposições foram realizadas pela promotora, sendo 62 eventos da própria Koelnmesse, na cidade de Colônia, e 27, no exterior, viabilizados através de parceiros locais. "Algumas feiras foram expandidas e o volume de negócios aumentou em média cerca de 10% comparativamente às edições anteriores", informa.

A perspectiva da Koelnmesse, de acordo com a executiva, é de que em 2015 o volume de negócios da companhia atinja a cifra de 300 milhões de Euros. "A empresa é líder no segmento de eventos para o mercado de alimentos e bebidas e também para mais de 25 setores comerciais, portanto, esta é uma projeção bastante razoável", destaca Brena.

As feiras da Koelnmesse recebem mais de 2,7 milhões de visitantes, de 220 países. No total, 44 mil empresas, de 125 países, participam como expositoras nos eventos de Colônia.

Feiras líderes e presença brasileira -Os resultados alcançados pela Koelnmesse no ano passado devem-se, em grande parte, ao desempenho de eventos consagrados como a IMM - Feira Líder Mundial de Mobiliário/LivingKitchen® - Exposição Internacional de Cozinhas, que receberam 142 mil visitantes profiissionais; Interzum - Feira Internacional da Indústria de Móveis, que registrou aumento de cerca de 10% no número de expositores reunindo mais de 1,5 mil fornecedores, de 62 países; Gamescom - o maior evento de games da Europa, que teve um total de 340 mil visitantes (aumento de 28%); IDS - International Dental Show/Exposição Internacional de Odontologia, com um recorde de 2.058 expositores, de 56 países e mais de 125 mil visitantes, de 149 países; e Anuga - maior feira mundial da indústria alimentícia, com a impressionante participação de mais de 6,7 mil empresas expositoras, apenas para citar alguns exemplos.

"Por serem feiras ícones em seus segmentos, esses e outros eventos da Koelnmesse recebem tradicionalmente expositores e visitantes brasileiros", conta Brena. Como exemplo, ela destaca o International Dental Show (IDS), cuja participação do Brasil já ocorre há seis edições organizada pela Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios - Abimo.

Em 2013, o pavilhão brasileiro na IDS reuniu 25 empresas e ocupou uma área de 333m². Na ocasião, segundo dados da Abimo, foram concretizados negócios de cerca de US$ 610 mil, com a expectativa de mais US$ 3,44 milhões provenientes de contatos gerados a partir da feira.

"A IDS é a principal feira internacional do setor odontológico e o Brasil, sendo um dos players mundias desse mercado, tem presença obrigatória no evento. É durante a IDS que nossas empresas encontram seus clientes, fazem novos contatos e aumentam sua rede mundial de distribuidores", conta Paula Portugal, gerente de exportação da associação.

" Graças à participação já há quatro anos na IDS, sempre temos bons resultados, consultas e fechamento de negócios", reforça Yolete Carneiro, gerente Internacional da paranaense Signo Vinces, fabricante de implantes odontológicos.

Maior evento de games da Europa -Especializada na monetização de jogos online, a UOL BoaCompra é outra empresa brasileira presente nas feiras de Colônia, através da Gamescom - o maior evento de games da Europa.

De acordo com Elizabeth Goodno, diretora Global de Comunicação, o objetivo na Gamescom é prospectar e realizar negócios e conhecer novos produtos e avanços do setor. "Na feira participamos de cerca de 200 reuniões com parceiros atuais e potenciais e, através delas, concretizamos dezenas de novas parcerias e expandimos as já existentes. O evento é extremamente bem organizado, e a qualidade dos serviços e suporte em Colônia são imbatíveis", ressalta.

Em 2013, a Gamescom bateu recorde de público e recebeu 340 mil visitantes, de 88 países. Ocupando uma área de 140 mil m², o evento foi palco de mais 400 lançamentos mundiais, de mais de 600 empresas, que escolheram a feira por seu ambiente de entretenimento e negócios.

Expansão internacional -Eventos e feiras comerciais no exterior são um pilar importante nos planos de expansão da Koelnmesse. Os principais mercados de destino de investimentos da promotora alemã são China, Índia, Rússia, Brasil e Oriente Médio, incluindo a Turquia. Cerca de 30 feiras de negócios são organizadas anualmente pela Koelnmesse no exterior. "A previsão é de que até 2016 os eventos no mercado externo representem 15% do volume total de negócios da empresa", diz Brena Bäumle.

Segundo ela, o Brasil é o mercado mais importante para a Koelnmesse na América do Sul. "Este ano teremos a estreia no país da International FoodTec Brasil (IFTB), feira com o selo da Anuga, que acontecerá de 5 a 7 de agosto, em Curitiba/PR. O evento - dedicado principalmente aos setores de carnes, suínos, aves e embalagens - é o primeiro, de vários outros que estão sendo programados para o mercado brasileiro", adianta.

Perfil da Koelnmesse: maior promotora mundial de Feiras de Bens de Consumo, a Koelnmesse tem em seu calandário, na cidade de Colônia, na Alemanha, 12 feiras líderes mundiais: ISM, Anuga, Anuga FoodTec, IDS, Orgatec, IMM, Living Kitchen, Spoga Gafa, Spoga Horse, Intermot, Eisenwarenmesse e Interzum. Com 90 anos de experiência e conhecimento em exposições, o Centro de Eventos da Koelnmesse é hoje a principal plataforma de negócios para mais de 25 setores comerciais. A promotora alemã também desenvolve e monta novas feiras de negócios com foco regional, em várias partes do mundo, incluindo o Brasil. [www.koelnmesse.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira