Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/02/2014 - 08:54

Rouquidão durante o Carnaval?

Otorrinolaringologista do Hospital Paulista alerta para os cuidados durante os agitos.

Durante as folias de Carnaval é comum as pessoas ficarem roucas, isso porque, nesta época de festividade, os foliões acabam forçando suas cordas vocais, sem se darem conta. É importante adotar algumas medidas preventivas para cuidar da voz e garantir muito agito sem preocupações com a saúde.

O dr. Alexandre Minoru Enoki, otorrinolaringologista do Hospital Paulista, explica que, costumeiramente, as músicas estão sempre com um volume muito alto e os foliões elevam naturalmente o tom de voz para conversar. Outros mais animados começam a cantar e até a gritar, sem nenhum tipo de orientação, o que pode acarretar inflamação das cordas vocais e favorecer a formação de lesões como nódulos ou pólipos.

É fácil perceber os sintomas do problema. Normalmente, surge uma dificuldade de falar, o tom da voz muda e ela acaba soando fraca, ofegante, estridente ou áspera. Para o especialista, nestas ocasiões, a melhor maneira de prevenir a rouquidão é sempre ingerir líquidos e não exagerar no esforço das cordas vocais.

Ainda segundo o otorrinolaringologista, essas alterações nas pregas vocais podem levar à rouquidão de instalação súbita ou progressiva, com duração que pode variar de dias até permanente. O tratamento destas alterações na voz pode consistir em simples repouso vocal, com alguns medicamentos ou, eventualmente, necessitar de cirurgias.

“Esses cuidados preventivos, como ingestão de água e evitar abuso vocal, podem ajudar na diminuição da agressão nas pregas vocais, geralmente melhorando a qualidade da voz”, explica o Dr. Enoki.

Hospital Paulista -Fundado em 1974, o Hospital Paulista ampliou competência para outros segmentos, durante sua trajetória, com destaque para Fonoaudiologia, Alergia Respiratória e Imunologia, Distúrbios do Sono, Halitose, procedimentos para Cirurgia Cérvico Facial, bem como Buco Maxilo Facial.

Em localização privilegiada (próximo ao Metrô Vila Mariana), possui 42 leitos, dois de UTI e 10 salas cirúrgicas, realizando em média, por mês: 600 cirurgias, 7.500 consultas no ambulatório e Pronto Socorro e, aproximadamente, 1.500 exames especializados.

Referência em Otorrinolaringologia e com alta resolutividade, apresenta índice de infecção hospitalar próximo à zero. Dispõe de profissionais de alta capacidade, professores-doutores, sendo catalisador de médicos diferenciados e oferece excelentes condições de suporte especializado 24 horas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira