Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/12/2007 - 09:39

Continental adquire Siemens VDO e inicia uma nova era com força renovada

Fornecedor da indústria automobilística saúda os novos colaboradores, a integração intensivamente planejada é colocada em prática, Manfred Wennemer, presidente da Continental: decisões finais em dois ou três meses, após uma verificação detalhada.

Clientes e investidores confiam na competência e no amplo espectro de produtos para atender megatendências como segurança, sustentabilidade e informação. A Continental AG, de Hannover, na Alemanha, após ter fechado o negócio de compra da Siemens VDO Automotive AG, iniciou uma nova era, com a força renovada de dois gigantes de ponta do grupo de fornecedores globais da indústria automobilística. "Nós saudamos os colaboradores e colaboradoras vindos da Siemens VDO. Consolidando nossas forças, iremos conduzir a Continental para que se transforme em um fornecedor de destaque da indústria automobilística mundial", afirma Manfred Wennemer, presidente da Continental.

Antes disso, foi fechado o negócio de compra da Siemens VDO Automotive AG, fruto do acordo de 25 de julho e aprovado pela comissão européia, sem restrições, em 29 de novembro, com o pagamento de € 11,4 bilhões à Siemens AG, envolvendo benefícios fiscais da ordem de € 1 bilhão. O empreendimento adquirido já se encontra totalmente integrado ao balanço do grupo Continental desde dezembro de 2007. Para o financiamento da compra, a Continental reuniu, em meados de outubro, um consórcio de 39 bancos internacionais. Além disso, em 30 de outubro, foi efetuado com sucesso um aumento de capital da ordem de 10%, o que resultou em um ganho de aproximadamente €1,48 milhão.

"Após uma fase exaustiva de preparação, podemos agora alçar o vôo inicial rumo à integração. Devemos levar, no entanto, de dois a três meses para tomar várias decisões importantes. Este período é necessário para que possamos examinar uma série de dados que, até então, não tínhamos acesso, por razões legais de concorrência", afirma Wennemer.

"Estas são particularmente as informações que dizem respeito ao faturamento, aos resultados e à quantidade de funcionários por grupos de produtos e unidades industriais. Os planos necessários à operação do empreendimento e, principalmente para a produção deverão constituir a base para gerar os efeitos de sinergia que farão com que duas empresas de desempenho muito bom se transformem em uma só, ainda melhor e mais eficiente", completa Wennemer.

De acordo com os planos até então elaborados, a Continental espera os resultados líquidos desta sinergia, da ordem de € 170 milhões, a partir de 2010. "Tendo por base o conhecimento atual da situação, ficaríamos desapontados se o valor permanecesse neste patamar, que é uma previsão conservadora. Partimos da premissa de que este valor possa ser mais alto. Dentro das próximas dez semanas poderemos fornecer mais detalhes", ressalta Wennemer.

O Dr. Karl-Thomas Neumann, responsável pelo desenvolvimento de tecnologia de todo o grupo e pelas novas divisões de Carrocerias & Segurança (Chassis & Safety), assim como pela divisão Powertrain, afirmou que a nova Continental, com a expansão de suas atividades em nível global, com uma gama renovada de produtos e maior competência em sistemas automotivos, estará apta a ocupar uma posição importante em meio às futuras tendências da indústria automobilística. "Nossa força inovadora e nossa competência cobrem exatamente as megatendências da indústria automobilística para os próximos anos, que são a segurança, a sustentabilidade e a informação", complementa o Dr. Neumann.

"Na divisão de Carrocerias & Segurança (Chassis & Safety), pretendemos criar um futuro com um automóvel sem acidentes e ferimentos, por meio da integração de componentes de alto desempenho para os sistemas de freios, assim como de sensores e de tração do veículo, de acordo com o nosso conceito ContiGuard® de segurança. Da mesma forma, estamos bem preparados para uma visão futura de "emissão zero". Introduzimos novos padrões por meio da piezo-injeção de combustível em motores a gasolina e diesel, assim como para soluções híbridas, ou ainda por meio da otimização do atrito de rodagem dos pneus. Na divisão Powertrain decidimos viver o nosso lema que é ‘viver a mobilidade, sentir a paixão’, a partir de novas soluções para motores diesel e a gasolina, que farão com que os veículos sejam mais econômicos, mais confiáveis e ecologicamente mais corretos", afirma o Dr. Neumann.

O objetivo estratégico da nova divisão de Interiores tem o nome de "Always On". "Nós nos consideramos gestores de informações dentro do veículo e queremos otimizar este fluxo de informações. Iremos desenvolver novas funções para o contato com o mundo externo, assim como apresentar de uma forma intuitiva novos dados para o condutor do veículo. Para isso, a divisão de Interiores está perfeitamente estruturada, pois a nossa gama de produtos parte dos instrumentos combinados, abrange os sistemas de acesso e de controle e se estende até as plataformas de áudio e de navegação para veículos de passageiros e utilitários", completa Wennemer, cuja responsabilidade abrange também a divisão de Interiores.

O Grupo Continental, cujo faturamento é superior a € 25 bilhões (base de 2006), congrega atualmente mais de 150.000 funcionários em mais de 200 sucursais (fábricas, centros de pesquisas e pistas de teste) em 36 países, e pertence agora ao grupo dos cinco maiores fornecedores da indústria automobilística no mundo. O empreendimento é composto de seis divisões:

A nova divisão dirigida pelo Dr. Ralf Cramer, de Carrocerias & Segurança (Chassis & Safety), com um faturamento superior a € 5 bilhões, contando com mais de 27.000 funcionários alocados em 65 sucursais ao redor do mundo, assume a posição estratégica de líder mundial de mercado e de tecnologia para sistemas de freios e de tração, de conectividade entre segurança ativa e passiva no veículo, assim como dos sensores utilizados.

A nova Divisão Powertrain, com faturamento superior a € 5 bilhões e mais de 27.000 funcionários alocados em cerca de 70 unidades ao redor do mundo, é dirigida por Dieter Rogge. Esta divisão, com seus produtos e soluções de sistemas em torno da tração do veículo, controladores de motores, tecnologia de injeção, sensores, engenharia de atuadores e sistemas híbridos, segue o objetivo de se tornar líder mundial de mercado e tecnologia na produção de veículos econômicos e ecologicamente corretos.

A nova Divisão de Interiores (Interior Division), cujo faturamento supera € 6 bilhões, se posiciona como líder mundial de mercado e de tecnologia para o gerenciamento de informações entre o veículo, o condutor e os demais ocupantes, assim como entre vários veículos e ainda entre o veículo e o mundo exterior. A divisão que conta com mais de 33.000 pessoas alocadas em cerca de 70 unidades, é dirigida por Helmut Matschi.

A Divisão de pneus para autos (Passenger and Light Truck Tires division), com cerca de 25.000 funcionários e um faturamento anual de quase € 4,7 bilhões (2006), é dirigida por Manfred Wennemer. Após a joint venture com a Matador, a Continental se tornou a primeira na Europa e a quarta maior empresa do ramo no mundo. Além disso, a Continental é líder na Europa desde 2003 no mercado de peças originais e de primeira montagem, e líder na fabricação de pneus para utilização no inverno e para o tuning.

A Divisão de pneus para utilitários (Commercioal Vehicle Tires division), dirigida pelo Dr. Hans-Joachim Nikolin, conta com mais de 8.000 funcionários e um faturamento próximo a € 1,5 bilhão (2006), fornecendo ao mercado pneus para ônibus, caminhões e aplicações industriais, para diferentes finalidades e condições de operação. Todos produtos são sucesso de mercado, tanto para montagem original como para reposição.

A Divisão ContiTech é a maior especialista mundial em tecnologia de borracha e plásticos não utilizados para pneus. A empresa desenvolve e produz, na forma de parceiro de desenvolvimento e fornecedor de primeira montagem, peças técnicas, componentes e sistemas para as indústrias automobilística, de máquinas e equipamentos, de transporte ferroviário, de impressão, de construção civil, para a indústria química e petroquímica, naval, aeronáutica, assim como de mineração. Gerhard Lerch é o responsável pela divisão, cujo faturamento é de cerca de € 2,9 bilhões (2006) e que emprega aproximadamente 22.000 funcionários.

O grupo Continental, com um faturamento anual superior a € 25 bilhões (base 2006), é um dos cinco maiores fornecedores do mundo para a indústria automobilística. Como fornecedor de sistemas de freios, sistemas e componentes de tração, instrumentação, soluções de infotainment, eletrônica para veículos, pneus e elastômeros técnicos, a empresa contribui para uma maior segurança do tráfego e proteção do clima global. Além disso, a empresa também é um parceiro competente em conectividade e comunicação automotiva. A empresa emprega atualmente cerca de 150.000 funcionários em aproximadamente 200 diferentes unidades, distribuídas por 36 países.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira