Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/12/2007 - 09:45

Projeto Concreto Rubem Valentim, no Cenro Cultural Correios


A exposição “Projeto Concreto Rubem Valentim” apresenta obras de acervos públicos e privados de um dos mestres do construtivismo brasileiro em todo o terceiro andar do Centro Cultural Correios – que compreende cinco salas num total de quase 800 metros quadrados. Serão ao todo 122 obras, 75 pinturas de Rubem Valentim, em várias técnicas (óleo ou acrílica sobre tela, madeira ou papel), mais 21 serigrafias, totalizando 96 trabalhos do grande artista. As obras são originárias do Museu de Arte Moderna do Rio, do MAC de Niterói, e das coleções Roberto Marinho e Gilberto Chateaubriand, e estarão dispostas de forma a se relacionar com mais 26 trabalhos de outros grandes nomes ligados de alguma maneira às preocupações de Valentim, como o concretismo ou a cultura popular: Alexander Calder, Volpi, Pierre Verger, Mario Cravo Junior, Paulo Roberto Leal, Helio Oiticica, Nelson Leirner, entre outros.

O baiano Rubem Valentim, nascido em 1922 e morto em 1991, é comparado a Alfredo Volpi, Tarsila do Amaral e Paulo Roberto Leal, pois cada um a seu modo e a seu tempo criou uma linguagem individual que os tornou facilmente reconhecíveis para todos os públicos.

Rubem Valentim não foi apenas um artista técnico e pictórico, mas precursor de idéias e fundamentos culturais, para o curador Armando Mattos. “Em seu ‘Manifesto Ainda que Tardio’, de 1976, Rubem explica as origens de sua arte e as metas a que aspirava, partindo de dados pessoais e regionais ligados aos negros da Bahia para encontrar uma linguagem poética, contemporânea e universal, o sentir-se brasileiro”.

O Rio não via uma exposição sobre o artista há 13 anos, e com esta mostra no Centro Cultural Correios o curador Armando Mattos procura resgatar a luta do artista “contra o colonialismo cultural sistemático e o servilismo ou subserviência aos padrões ou moldes vindos de fora”, com sua ênfase na reconstrução do imaginário popular. Foi no Rio de Janeiro, onde o pintor chegou em 1957, que toda a influência do concretismo e construtivismo se fez presente. A partir dessa época, Valentim passou a estruturar ainda com maior rigor suas obras, atenuando-as pelo colorido sensual e profundo.

A exposição Projeto Concreto Rubem Valentim terá ainda salas especiais para Pierre Verger e a Escolinha de Arte do Brasil, em homenagem a Lucia Valentim, esposa de Rubem, e fundadora da instituição, com Augusto Rodrigues. No espaço da Escolinha serão oferecidas ao público jovem oficinas de criação artística nos moldes daqueles implantados pelo curador no MAM do Rio de Janeiro, nos anos 1990.

Todas as obras de Valentim na exposição são das décadas de 1950 a 1980, o que exigiu da produção um minucioso trabalho de restauro, necessário para a revitalização e conservação dessas peças. Foram contratadas uma restauradora e uma museóloga que analisaram todas as peças (pinturas, gravuras etc.), e realizaram limpezas mecânicas, higienizações, estabilização de PH, confecção de molduras, chassis de telas, dando suporte técnico aos colecionadores.

Exposição de 12 de dezembro a 10 de fevereiro de 2008, de terça a domingo, das 12h às 19h, no Centro Cultural Correios, Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro – Rio de Janeiro (RJ). Telefone e agenda para visitas em grupo: (21) 2253-1580. Entrada franca. (Curadoria: Armando Mattos, Concepção de Projeto: Anderson Eleotério, Realização: Centro Cultural Correios).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira