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26/02/2014 - 08:38

Como cuidar dos dados da sua empresa?

Quando os dados de uma empresa vazam, além dos prejuízos que informações confidenciais em mãos erradas podem causar, a empresa perde em visibilidade, reputação e consequentemente em número de clientes e relacionamento. Afinal, como fazer negócio com uma organização que não consegue cuidar da segurança das suas próprias informações? Por essa razão podemos dizer que todo o cuidado e investimento em segurança da informação é pouco.

A “Pesquisa de Riscos Globais de Segurança Corporativa de TI de 2013”, realizada pela companhia global de pesquisa B2B International, aponta que grandes empresas podem perder até R$ 5,61 milhões com ataques digitais voltados às suas redes de infraestrutura. Deste total, R$ 5,07 milhões levam em conta perdas diretas que envolvem vazamento de dados críticos, pausa nos negócios, despesas com serviços e contratação advogados e profissionais de Tecnologia da Informação. O restante deste montante é direcionado as medidas preventivas. Ainda segundo a pesquisa, para as empresas de pequeno e médio porte, que possuem em média de 100 a 200 funcionários, os danos financeiros são de R$ 215 mil.

Assim, engana-se quem pensa que as ameaças são apenas externas. O primeiro passo é garantir a segurança internamente, restringindo o acesso dos colaboradores aos dados estratégicos e sigilosos. Pois mesmo sem intenção, os funcionários podem armazenar em pen drives ou em HDs (discos rígidos) pessoais, por exemplo, informações que não deveriam sair da empresa ou ainda possibilitar que programas maliciosos tenham acesso às máquinas.

Essa tendência, chamada Bring Your Own Device (BYOD) vem crescendo aceleradamente a cada ano Um grande número de pessoas prefere utilizar seus dispositivos móveis para realizar as atividades profissionais dentro da empresa. Os dispositivos móveis possuem a vantagem de já estarem customizados com, por exemplo, o sistema operacional ou o gerenciador de e-mails de escolha do colaborador. A interação com a tecnologia é bem mais fácil e rápida, uma vez que o acesso aos aplicativos e serviços que o colaborador mais utiliza já está personalizado.

Então, não tem sentido contratar o serviços do melhor data Center do mercado e não cuidar da segurança interna da empresa. Para que a tecnologia traga benefícios, são fundamentais cuidados básicos como garantir que cada colaborador tenha acesso apenas às informações relacionadas a sua área, proteger documentos e aparelhos com senhas, além de realizar campanhas de conscientização e treinamento, ressaltando o que pode ser arriscado para a companhia.

Após se precaver internamente, o próximo passo é a segurança física dos servidores. As pequenas e médias organizações costumam guardar estas máquinas na própria empresa e, nestes casos, não se pode esquecer de fazer backups com frequência e guardar as informações em outro local – a conhecida redundância. Isso é fundamental caso a empresa seja furtada, aconteça algum acidente ou até mesmo se o servidor tiver problemas técnicos. A redundância evitará que todos os dados se percam, seja lá o que acontecer.

O armazenamento de dados em data centers também é bastante comum e uma ótima opção para empresas de qualquer porte garantirem a segurança de informações estratégicas e confidenciais. Estes centros de dados contam com segurança física reforçada com sistemas de combate e prevenção de incêndios, geradores de energia, entre outros. Soluções de backup em nuvem de qualidade também são alternativas seguras e eficientes por meio dos seus processos - backup (cópia), restore (recuperação de dados) e criptografia (salvar de forma segura).

Outra dica e recomendação é sempre deve –se considerar alguns cuidados na hora de escolher o fornecedor de serviços de data center, checando se todos os itens de segurança do ambiente tecnológico estão garantidos. A indicação de pessoas que já utilizaram os serviços de infraestrutura é sempre aconselhada e pesquisas na internet também ajudam muito. Além disso, verifique também se a empresa possui certificações e prêmios que ajudam confirmar sua reputação no mercado.

Se cercando de todos estes cuidados fica muito mais fácil garantir a segurança dos dados e evitar problemas. Seja armazenando as informações internamente ou em centros de dados, o importante é garantir que nenhuma informação confidencial caia em mãos erradas mantendo, assim a visibilidade e reputação positiva da organização.

. Por: Antônio Phelipe, diretor de tecnologia da Ativas.

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